Por:

CORREIO CULTURAL: Brasil amplia participação no mercado global de arte

As exportações de arte brasileira cresceram 7,2% | Foto: Criada com a IA GPT Imagem

Apesar do cenário global adverso, as exportações brasileiras de obras de arte apresentam um quadro vigoroso, diz o relatório da Act Arte dedicado ao tema. A análise faz parte da 7ª Pesquisa Setorial do Mercado de Arte no Brasil e abrange o período de 2023 ao primeiro semestre de 2025, com dados obtidos no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Segundo o texto, o desempenho das exportações em 2024 foi de crescimento no país. As exportações globais de obras de arte cresceram 7,2%, de US$ 269 milhões para US$ 288 milhões. As exportações se concentradas nas pinturas (65%), escultura (32%) e fotografia (3%).

 

Lollapalooza

O Lollapalooza Brasil anunciou a sua programação por dia para a edição de 2026, que acontecerá do dia 20 a 22 de março no Autódromo de Interlagos. A organização também revelou que as vendas de ingressos já estão abertas.

Lollapalooza II

Entre os destaques da sexta-feira (20), Sabrina Carpenter retorna ao Brasil pela primeira vez depois de lançar o álbum "Man's Best Friend", que continua o momento de sua carreira que foi consagrado pelo sucesso do disco "Short N'Sweet".

Lollapalooza III

No dia 21 também tocam a banda Deftones, o trio Men I Trust e o grupo americano de rock Interpol. Entre os artista brasileiros, o line-up da sexta reserva shows das bandas Scalene e Terraplana, a rapper Negra Li e Edson Gomes.

Lollapalooza IV

O último dia do festival (22) terá como headliner o cantor Tyler, The Creator, que realiza o seu primeiro show solo no Brasil. Ele apresentará o seu álbum mais recente, "Don't Tap The Glass". O músico divide a data com Lorde e Addison Rae.