Por:

CORREIO CULTURAL: Academia inicia escolha do longa brasileiro para o Oscar

Walter Salles e Oscar de Melhor Filme Internacional | Foto: Reuters/Folhapress

A Academia Brasileira de Cinema iniciou o processo de inscrições para a seleção do filme nacional que disputará uma vaga na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional da 98ª edição do Oscar, marcada para 15 de março de 2026. As candidaturas devem ser feitas até 10 de agosto através do site oficial da instituição.

A Comissão de Seleção, formada por 15 membros, definirá uma pré-lista com seis títulos em 8 de setembro e anunciará a escolha final no dia 15. Para concorrer, os filmes devem ter estreado comercialmente entre outubro de 2024 e setembro de 2025, permanecendo em cartaz por, no mínimo, sete dias consecutivos.

 

Sucesso lá fora

Falando em cinema brasileiuro, "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, segue em agitada trajetória internacional. Sua pré-estreia no Canadá se dará durante o 50º Festival de Cinema de Toronto, que acontece entre os dias 4 e 14 de setembro.

Sucesso lá fora II

O thriller político protagonizado por Wagner Moura - premiado em Cannes por sua atuação - fará parte das "Special Presentations", dividindo espaço com produções de cineastas como Jafar Panahi, Guillermo del Toro e Richard Linklater.

Homenagem

Por decreto do prefeito Eduardo Paes, o principal trajeto dos megablocos cariocas de rua agora se chama "Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil". Decreto foi publicado nesta terça-feira (22) no Diário Oficial do Município.

Novidade

A banda Assa-Peixe lança nesta quarta-feira (23), com show no Blue Note Rio, o álbum "Ondas" com seis faixas autorais e releituras de Erasmo Carlos e Originais do Samba. O grupo é formado por Thomas Harres, Zé Victor e Lancaster Pinto.