Aconteceu nesta segunda-feira (23) na Casa da Cultura, em Pinheiral, a abertura oficial da Semana do Orgulho LGBTI do Médio Paraíba, com a exibição do filme "Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor", do cineasta Luís Carlos. O Orgulho LGBTI do Médio Paraíba, reúne além de Pinheiral, os municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Piraí e Rio Claro. A programação também contou com um bate-papo sobre afetos, orgulho e luta por direitos.
Com entrada gratuita e apoio da comunidade, o evento foi realizado por meio de uma parceria entre o Centro LGBTI Médio Paraíba, a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), a secretaria de Cultura e Turismo, o IFRJ campus Pinheiral e o NUGEDS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual) do campus, consolidando Pinheiral como referência regional na promoção da diversidade e dos direitos LGBTQIA .
Compromisso
O prefeito Luciano Muniz ressaltou o compromisso da cidade com os direitos humanos e com a promoção de políticas públicas inclusivas. "Estou muito feliz por estarmos sediando o 1º encontro para discutir políticas públicas voltadas à comunidade LGBTI . Quero destacar o trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Trazer eventos como esse para Pinheiral é fundamental, porque nos permite sair do discurso e partir para a prática. É nesse tipo de momento que conseguimos encontrar caminhos reais, buscando soluções concretas para os direitos da nossa população".
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Cambraia, falou da importância de ampliar os espaços de escuta e fortalecer redes de apoio à população LGBTI . "Essa não é uma questão de opinião, mas sim de assegurar aquilo que está previsto legalmente como direito da população. A equipe técnica da secretaria passou por capacitações, o que fortalece ainda mais a atuação qualificada e comprometida com a proteção social e os direitos humanos no município", enfatizou.