Por:

Saae-VR usará vídeo para inspeção

O Saae-VR adquiriu, com recursos próprios, um equipamento chamado Câmera de Inspeção de Esgoto (Sewer Cam), utilizado para inspecionar o interior de tubulações de esgoto, identificando pontos de vazamento e entupimentos em locais de difícil acesso.

O equipamento é composto por um controle, uma fonte de luz em LED, um cabo e uma câmera de alta resolução, que capta imagens em tempo real. Esses componentes auxiliam tecnologicamente no monitoramento e análise das imagens, contribuindo para a identificação e solução mais eficaz dos problemas nas redes de esgoto.

A nova câmera é capaz de vistoriar até 99 metros de rede sem a necessidade de intervenções em ruas ou calçadas, com atuação menos invasiva. O equipamento será utilizado como ferramenta de apoio em soluções de análise minuciosa.

Primeiro teste

O Saae-VR realizou neste mês o primeiro teste do equipamento, na Rua 42, na Vila Santa Cecília. Com a nova tecnologia, não foi necessário abrir cerca de 20 metros de asfalto para a obtenção do resultado. A inspeção constatou que a rede estava inutilizada, e que já havia outra rede construída e em funcionamento adequado.

"Com a tecnologia de vídeoinspeção, poderemos atuar de forma mais precisa nas redes de esgoto, identificando o problema com exatidão e promovendo soluções mais rápidas, seguras e eficientes", ressaltou o chefe da Divisão de Esgoto, Leônidas Ferreira de Oliveira.

O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza (PC), destacou a importância da tecnologia na execução dos serviços. "Nosso objetivo é sempre melhorar o atendimento à população, com eficiência e responsabilidade. Essa nova tecnologia nos permite trabalhar com mais agilidade, causando menos transtornos, além de garantir um serviço de qualidade e com mais precisão", finalizou PC.