Por:

B. Mansa participa da Expo Rio Turismo e destaca economia do Vale do Café

Barra Mansa representou a região do Vale do Café durante a Expo Rio Turismo, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de junho, com cerca de 12 artesãs da cidade, que levaram criações autorais ao público que, segundo o Governo Municipal, foi sucesso de vendas e repercussão. A feira, que finalizou neste fim de semana, aconteceu no Complexo Lagoon, às margens da Lagoa Rodrigo Freitas, no Rio de Janeiro.

O evento, que chegou em sua quarta edição, se consolidou como uma das maiores vitrines do turismo e da economia criativa do estado. Barra Mansa apresentou um estande com identidade visual alinhado à promoção do turismo regional. O artesanato teve papel de destaque: peças inéditas, muitas desenvolvidas especialmente para a Expo, chamaram a atenção de visitantes, agentes de viagem, curadores e compradores.

Durante o evento, as artesãs também participaram de palestras técnicas voltadas ao artesanato e à economia criativa, com temas como identidade territorial, inovação em técnicas tradicionais, e a importância de retratar o município em cada peça produzida.

Para a coordenadora de Turismo e Artesanato do município, Bhella Santos, o evento reafirma o papel central do artesanato na economia criativa:

- Estar presente na Expo Rio Turismo, em um espaço tão prestigiado como o Complexo Lagoon, é uma conquista simbólica e prática. Nosso artesanato representa a identidade de Barra Mansa, suas raízes, histórias e saberes. Promover essas mulheres artesãs é promover desenvolvimento com alma. A economia criativa é hoje um dos vetores mais promissores de transformação social e crescimento econômico sustentável - disse.

Já para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, César Carvalho, o evento sob a ótica do impacto econômico foi de grande importância.

- O turismo e o artesanato estão diretamente conectados ao fortalecimento da economia local. Cada peça vendida, cada contato estabelecido, representa um ciclo virtuoso de crescimento, onde cultura e empreendedorismo andam juntos. Investir no artesanato é investir em desenvolvimento, emprego, renda e valorização do nosso território - concluiu.