Por:

'Marina do MST' fala de projetos para agricultores

A deputada Marina do MST (PT-RJ) visitou, na sexta-feira (6), três municípios da região para articular políticas voltadas aos pequenos agricultores. A lei prevê diversas ações governamentais de apoio a pesquisas científicas, incentivo à regularização ambiental e à gestão sustentável e estímulo à diversificação agrícola.

A agenda da parlamentar incluiu reuniões com o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, e com a prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki. Entre as pautas, a construção de um mercado municipal em Piraí para os agricultores comercializarem sua produção; a obtenção de bioinsumos e máquinas agrícolas voltadas à agricultura familiar a partir de parcerias com o governo da China; a criação de um planejamento com as famílias para o uso do trator da prefeitura; e a realização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os encontros tratou ainda de melhorias nas áreas rurais dos assentamentos Vida Nova (Barra de Piraí) e Roseli Nunes e Terra da Paz (Piraí), como a manutenção das estradas, iluminação, transporte público, acesso a saúde, educação, cultura e lazer, incluindo a criação de um Cineclube rural.

Em Volta Redonda, a deputada participou, às 18h, da entrega de honrarias na Câmara Municipal. O Diploma Dom Waldyr — em homenagem ao bispo católico Waldyr Calheiros Novaes, que teve uma atuação marcante na redemocratização do Brasil durante a ditadura militar e nos movimentos de ocupação urbana e rural no município — será condecorado a 11 companheiros que estiveram junto a ele na luta pelo território, incluindo três homenagens póstumas.

MEP presta homenagem a Marina

Foi concedido ainda o Diploma Juíza Patrícia Acioli ao Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP), em virtude dos seus relevantes serviços prestados em prol da justiça, dos direitos e da cidadania, e moções aos movimentos Democracia Verde e Coletivo Muriqui e à professora Maria das Dores Pereira Mota, Dodora, militante sindical e política na cidade.

"É fundamental trazer este reconhecimento da Alerj aos cidadãos e instituições da cidade que, ao longo do tempo, construíram sua relevância e grandeza com coragem e dignidade", afirma Marina do MST.

A parlamentar participou ainda do lançamento das chapas dos membros do Partido dos Trabalhadores Alexandre Habibe e Natália Lopes para o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT no sábado, às 16h, no Clube Foto Filatélico. Natália, representante da chapa "Raízes Petistas" (677), e Habibe, da chapa "Por Um Partido Melhor" (680), apoiam juntos a candidatura do professor (Presidente Alexandre Habibe 580) à presidência do partido em Volta Redonda.

Durante o PED, são escolhidos dirigentes do partido na instância nacional, nas estaduais e municipais, além de presidentes de instâncias e delegados do Partido dos Trabalhadores. A eleição ocorre no dia 6 de julho. Uma urna estará disponível na Câmara Municipal para todos os filiados votarem sobre a direção do partido.