Por:

86ª Semana Brasileira de Enfermagem

Mais de 1,1 mil pessoas já se inscreveram para seleção | Foto: Divulgação

Volta Redonda sediou evento em alusão à 86ª Semana Brasileira de Enfermagem, comemorada anualmente entre os dias 12 e 20 de maio, iniciando no aniversário de Florence Nightingale e encerrando no de Anna Nery, pioneiras na profissão. A solenidade incluiu palestras e homenagens para profissionais e estudantes da área na noite dessa quarta-feira, dia 28, na Câmara de Vereadores do município.

Em 2025, o tema da Semana Brasileira de Enfermagem foi "Saúde Planetária: desafios e atuação crítica da enfermagem", para chamar à reflexão e à ação frente aos impactos ambientais, sociais e políticos que influenciam diretamente na atuação desses profissionais.

O evento em Volta Redonda foi promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Médio Paraíba e Sul Fluminense, com o apoio da ABEn-RJ (Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Rio de Janeiro), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro.

A secretária de Saúde de Volta Redonda e diretora-geral do Hospital Municipal Munir Rafful, Márcia Cury, afirmou que é imprescindível reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais de enfermagem. "Esse é um campo profissional essencial para a qualidade da atenção à saúde em todos os níveis. O papel de cuidar das pessoas, garantir o bem-estar do paciente e familiares é desses profissionais", afirmou Márcia.

A solenidade na Câmara de Vereadores começou com a participação da enfermeira Marina Fátima de Oliveira Marinho que conduziu a lâmpada até o centro do Plenário. O acendimento da lâmpada simboliza a luz da ciência, da ética e do cuidado que orienta essa prática profissional.