Por Lanna Silveira
Nesta quinta-feira (29), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro alertou a população sobre um aumento nas internações por gripe durante o mês de maio. Nos últimos 30 dias, os casos de síndrome respiratória aguda grave cresceram em 85%, subindo ainda de dois óbitos por semana, registrados em março, para oito.
Apesar do aumento de casos, a adesão do público à vacina a nível estadual continua estagnada: do início deste ano até o dia 23 de maio, apenas 17,5% da população compareceu aos postos de vacinação. Nesse período, o estado registrou 468 mortes e mais de 6 mil internações.
Este cenário já havia sido destacado pelo Boletim InfoGripe, publicado no fim de maio pela Fiocruz, que destacou o estado como uma das 20 unidades da federação com incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave em nível de alerta, risco ou alto risco.
De acordo com a superintendente de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde, Luciana Velasque, os vírus majoritariamente responsáveis pelos recentes quadros de síndrome respiratória aguda grave são a influenza A e o vírus H1N1 da Influenza A.
Cenário regional
O aumento de casos e os reforços na divulgação da campanha vacinal também se refletem nas cidades da região do Médio Paraíba. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, até o momento foram notificados 48 casos na rede pública, sendo 66% no Hospital Regional Zilda Arns, 20% no Hospital São João Batista e 14% no Hospital do Retiro. No que se refere à vacinação contra a Influenza, foram aplicadas 50.992 doses.
Nas unidades de Pronto Atendimento do Hospital Unimed Volta Redonda, localizadas nos bairros Belvedere e Retiro, foram registrados, do início de maio até o dia 27, aproximadamente 5.100 atendimentos relacionados a sintomas respiratórios. Esse número representa um aumento de 37% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados aproximadamente 3.730 atendimentos.
Em Pinheiral, a Secretaria de Saúde informa que ainda não foi possível coletar informações concretas sobre o número de casos de Influenza, já que os testes não são realizados no público geral, mas sim, mediante solicitação médica. Nos últimos dias, foram registrados 3 casos suspeitos, que após análise foram descartados. Durante o mês de maio, foram aplicadas 5.070 doses da vacina contra a Influenza na cidade. Em Resende, o número de pessoas vacinadas no mesmo período é de 20 mil.
Mudanças de emergência
As prefeituras das cidades da região também estão tomando medidas para ampliar o atendimento dos casos de Influenza, assim como aumentar os polos de vacinação. Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Saúde de Volta Redonda oferecerá doses de imunização no segundo piso do Sider Shopping, das 9h às 17h. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação, de preferência, a caderneta de vacinação.
Em Resende, a Prefeitura de Resende ampliará sua campanha de vacinação no Resende Shopping; a imunização, que já acontece aos sábados, passará a ser oferecida também aos domingos, sempre das 12h às 18h, no 3º andar do shopping. Para receber a dose, é necessário apresentar o CPF ou Cartão do SUS, além da Caderneta de Vacinação.
Além disso, em Volta Redonda, o vereador Paulinho do Raio X entregou um requerimento de implantação de dois polos de atendimento para síndromes gripais na cidade à Prefeitura. O objetivo é desafogar os atendimentos na rede de saúde pública, aumentando a agilidade no tratamento dos casos.