Por:

Museu de Resende abre espaço para artistas locais

Mostra será aberta no dia 30 de maio, às 19h | Foto: Divulgação/PMR

A Secretaria de Cultura de Resende, abre o 4º Salão das Artes Agulhas Negras, no Museu de Arte Moderna de Resende, nesta sexta-feira (30), às 19h. A mostra tem como objetivo revelar nomes das artes plásticas na região. Em 2025, foram inscritos 121 obras e 41 artistas foram selecionados para participar da exposição. O júri responsável pela avaliação dos trabalhos foi composto por Lígia Azevedo, Sônia Siqueira, Márcia Holanda e Joesio Silveira. Nesta quarta edição foram mantidas todas as categorias dos salões anteriores: Prêmio Claudionor Rosa, Prêmio Altamiro Pimenta, Prêmio Olga Tuffick e Prêmio Marcius Lima, além de certificados de Menção Honrosa.

 

Referência nacional

Segundo o secretário de cultura, professor Wilson, a história e o acervo do museu, o coloca como referência regional na área das artes plásticas. "O MAM acaba de completar 75 anos de existência e o Salão da Primavera tem uma história de 50 anos, ou seja, é uma referência não só regional, mas também para todo o país, principalmente para as cidades do interior que lutam por espaços como o que o museu representa para Resende", finalizou o secretário. O Mam de Resende funciona na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico.

Importância do evento

Para a diretora do MAM, Carmem Aguiar, o Salão das Artes Agulhas Negras é importante por seu caráter regional. "Nossa região é rica de talentos nas artes plásticas, e nosso objetivo é dar oportunidade para que esses artistas sejam valorizados. Todos os anos novos nomes se inscrevem buscando este reconhecimento e a oportunidade de dividir com o público a sua criação artística", acrescentou Carmem. O Museu de Arte Moderna de Resende tem, em sua agenda anual, outras duas mostras de artes plásticas: o Salão da Primavera e o Salão de Fotografia.