Por:

Novas ambulâncias do SAMU em BM

Chico de Assis | Foto: Novos veículos vão contribuir no tempo de resposta do serviço aos munícipio

Barra Mansa foi contemplada com duas novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na manhã desta segunda-feira (26). Os veículos, um de suporte básico e outro de suporte avançado, chegaram para modernizar a frota municipal e garantir mais agilidade e eficiência nos atendimentos de urgência e emergência prestados à população.

O prefeito Luiz Furlani destacou que esteve em Brasília no início deste ano para buscar soluções para pendências e demandas administrativas relacionadas à habilitação do município no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre elas a que viabilizou o recebimento das ambulâncias. Ele celebrou o resultado e destacou o empenho da gestão.

- Estive em Brasília, em fevereiro, com a missão de destravar o que fosse necessário para trazer investimentos e melhorias para Barra Mansa. Identificamos um entrave administrativo que impedia a chegada dessas ambulâncias do Samu. Nos debruçamos sobre esse problema e, com muito trabalho e parceria com o Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba), conseguimos resolver. Hoje, entregamos este importante reforço à população - destacou o prefeito.

Tempo de reposta salva vidas

Furlani também ressaltou a importância estratégica do Samu para salvar vidas. "O tempo de resposta do Samu é essencial. Quanto mais rápida a ambulância chegar até o socorro de uma vítima, maiores são as chances de sobrevivência e recuperação. Por isso, a modernização da frota é uma grande vitória para o nosso município".

O secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, também falou sobre o impacto da entrega. Segundo ele, os novos veículos representam um ganho significativo na qualidade dos serviços prestados.

- Estamos falando de ambulâncias novas, modernas, com equipamentos adequados e conforto para os profissionais e pacientes. Isso impacta diretamente na qualidade do atendimento que oferecemos à população. É um grande avanço para a saúde de Barra Mansa", concluiu o secretário.