A "Caravana Qualifica Rio", projeto pioneiro criado com o objetivo de transformar a realidade socioeconômica de mulheres no estado do Rio de Janeiro, fez sua abertura oficial em Volta Redonda ana manhã desta segunda-feira (26) embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Praça Rotary, Vila Santa Cecília, onde está instalada a carreta do projeto. A cidade é a primeira da região a receber a ação.
O projeto oferta oportunidades de capacitação para permitir que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham qualificação profissional, para que alcancem a independência financeira. Ainda, há capacitação técnica em áreas de alta empregabilidade, formação em empreendedorismo e gestão de negócios, além de apoio psicossocial e jurídico e aulas de defesa pessoal.
Em Volta Redonda, cerca de 300 mulheres serão beneficiadas. As inscrições para os cursos, voltados para mulheres acima dos 16 anos (com prioridade para as que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica), foram feitas previamente. As opções são: Empreendedorismo; Empreendedorismo para Delivery; Maquiagem; Trança; e Inclusão Digital. Os cursos garantem certificado emitido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
As participantes contarão com lanche e, além disso, para as mães com filhos pequenos haverá espaço kids disponível, proporcionando um ambiente acolhedor e acessível para todas. A Carreta-escola ficará estacionada na Praça Rotary até o dia 6 de junho.
"A capacitação para empreender entre as mulheres é um passo largo para garantir geração de renda para muitas famílias", o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, que agradeceu durante a cerimônia sobre a honra de estrear o projeto.
Outro agradecimento especial foi para a deputada federal Dani Cunha, idealizadora do projeto e autora da emenda parlamentar que permitiu sua implantação. A solicitação veio pelo vereador Betinho Albertassi, que também não passou despercebido pelos agradecimentos do prefeito, e que também contou com o envolvimento do ex-deputado Edson Albertassi, hoje assessor especial da prefeitura.
A deputada federal afirmou que o empreendedorismo é um estilo de vida e que nunca é tarde para mudar de vida. "Idealizei a 'Caravana Qualifica Rio' para ser ferramenta que permita uma transformação na vida dessas mulheres", disse Dani Cunha que, antes da abertura da caravana, esteve no gabinete do prefeito Neto.
Projeto que 'salva vidas'
A delegada da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Juliana Montes, afirmou que esse é um projeto que salva vidas. "A independência financeira torna as mulheres mais fortes e mais livres", afirmou.
Reforçando a fala da delegada, Aline Félix, presidente do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, Ciência, Tecnologia e Inovação (Ibratec), responsável pela execução do projeto, falou: "Não basta acolher a mulher em situação de violência se não oferecermos ferramentas concretas para sua independência financeira. O empreendedorismo e a qualificação profissional são caminhos efetivos para romper esse ciclo".
A moradora do bairro São Luiz, Carla Cristina, estava na abertura da Caravana com vaga garantida para os cursos de empreendedorismo. "Já trabalho com venda de salgados e sanduiches naturais. E meu objetivo é fazer o negócio crescer de forma mais profissional", falou, agradecendo a oportunidade de fazer uma capacitação de graça.
Também prestigiaram a abertura da "Caravana Qualifica Rio" a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência de Barra Mansa, Luciana Alves; os vereadores de Barra Mansa, Cristina Magno e Bruno Oliveira; os secretários de Cultura e Comunicação de Volta Redonda, Anderson de Souza e Rafael Paiva, respectivamente; a subsecretária de Assistência Social do município, Larissa Garcez; além de representantes da Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) e da Secretaria da Juventude (Sejuv) de Volta Redonda.