Com uma série de agendas em Brasília entre segunda-feira (19) e terça-feira (20), o prefeito de Angra dos Reis, Claudio Ferreti, conseguiu avançar com o propósito de fortalecer a infraestrutura da cidade, avanço de projetos de concessões e em Parcerias Público Privadas (PPPs). Na ocasião, o chefe do Executivo esteve acompanhado pelos secretários André Pimenta (Planejamento e Gestão) e Rodrigo Gouvea (Parcerias e Inovação Tecnológica).
Em reunião na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), vinculada à Casa Civil do governo federal, a comitiva de Ferreti apresentou uma carteira de projetos em andamento. Entre os destaques, esteve as experiências positivas conduzidas pelo município, como a PPP de Iluminação Pública com recursos de Cidade Inteligente e a PPP do novo Centro Administrativo Sustentável de Angra, ambas reconhecidas como boas práticas pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A proposta é ampliar o debate sobre esses modelos por meio de webinars nacionais, com o apoio da entidade.
Evento nacional
Como desdobramento da reunião, a prefeitura de Angra dos Reis irá formalizar a proposta de realização de um evento nacional sobre PPPs e concessões, previsto para outubro deste ano, em parceria com o PPI.
- Estamos qualificando os nossos projetos e buscando cooperação técnica com os melhores parceiros do Brasil. Isso fortalece a credibilidade de Angra diante de investidores e instituições federais, além de abrir caminhos reais para a viabilização de obras que vão transformar a cidade. Um evento nacional sobre PPPs e concessões na cidade colocará Angra como um dos principais expoentes dessa modalidade de gestão pública no país - afirmou o secretário André Pimenta.
Assinatura
Outro avanço durante a agenda no Distrito Federal foi a participação de uma reunião com a Infra S.A., empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela estruturação de projetos no setor de infraestrutura. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções com foco no apoio técnico à modelagem de dois projetos estratégicos para Angra: a requalificação do Aeroporto Municipal, visando receber aeronaves de maior porte, e a expansão da capacidade do município na área de saneamento público.
Para encerrar o dia, o prefeito Cláudio Ferreti foi um dos palestrantes da Arena da Defesa Civil Nacional, onde apresentou o histórico de eventos climáticos em Angra dos Reis e destacou a infraestrutura e a capacidade de resposta do município diante de situações de emergência.
Durante a apresentação, Ferreti ressaltou a importância das ações preventivas e estruturais implementadas recentemente, como a intervenção no bairro Bracuí, que evitou impactos ainda mais graves nas chuvas de abril deste ano, e a necessidade de obras nas margens do Rio Mambucaba para mitigar riscos futuros.