Por:

Índice destaca Saúde de Quatis

Recadastramentos serão feitos para 2º semestre | Foto: Divulgação/PMQ

Um indicativo do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) apontou que Quatis saltou uma posição na categoria sobre saúde pública e ficou em 1º lugar do ranking entre as cidades da região das Agulhas Negras. O município se destacou no eixo 'Saúde e Bem-Estar', alcançando 52,13 pontos, em uma pontuação que vai de 0 a 100, ficando à frente de Porto Real (49,18), Itatiaia (40,68) e Resende (41,45).

O índice também mostra que a cidade conquistou o 3º lugar nas categorias 'Infraestrutura e Mobilidade Urbana', com 76,03 pontos, e em 'Educação', com 55,06 pontos. A avaliação é realizada através de um algoritmo próprio, que analisa dados coletados e gera um índice geral para cada município em 6 pilares. A pesquisa é baseada em fontes oficiais, considerando ações e serviços promovidos pelos governos municipais. Quanto maior o desempenho, maior a nota que o município alcança.

De acordo com o IGMA, em 2024, o município de Quatis também obteve um resultado expressivo em 'Saúde e Bem-Estar', alcançando a 2ª posição do ranking, com 51,87, ficando atrás apenas de Porto Real. Já na última pesquisa do índice, mostra que o município subiu 0,26 pontos, assumindo a liderança e se mantendo acima da metade da pontuação máxima.

Sobre o IGMA

O Índice de Gestão Municipal Aquila é uma plataforma de tecnologia e inovação, desenvolvida pelo Instituto Aquila, com o objetivo de medir o nível de excelência das cidades brasileiras e promover o Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano.

O IGMA possui seis pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.