Por:

Volta Redonda amplia vagas de creche integral para famílias em vulnerabilidade

Iniciativa prioriza famílias em risco social | Foto: Divulgação/PMVR

A prefeitura de Volta Redonda, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar e do Serviço de Obras Sociais de Volta Redonda (SOS VR), firmou uma importante parceria para oferecer 15 novas vagas em creche integral para crianças de 1 a 4 anos. A iniciativa da parceria tem como objetivo promover a proteção e o bem-estar de crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade, garantindo um ambiente seguro e adequado para seu desenvolvimento.

Cada vaga será disponibilizada para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, oferecendo seis refeições diárias e acompanhamento pedagógico completo. As crianças atendidas serão aquelas cujas famílias enfrentam situações de violência — seja física, verbal ou psicológica — e que estejam sob acompanhamento do Conselho Tutelar ou do Creas.

O intuito do projeto é afastar as crianças de ambientes violentos, oferecendo a elas uma chance de crescimento saudável, enquanto suas famílias recebem o apoio necessário para reconstruir sua qualidade de vida. Além de proporcionar um ambiente seguro para o desenvolvimento das crianças, essa parceria também oferece uma oportunidade para as mães retornarem ao mercado de trabalho, sem abrir mão do cuidado e segurança de seus filhos.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, essa iniciativa reforça o compromisso da prefeitura de Volta Redonda com a inclusão social e a proteção dos direitos das crianças. "Estamos promovendo uma melhoria significativa na qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade. Com isso, vamos contribuir para um futuro mais seguro e cheio de oportunidades para as crianças e suas famílias", ressaltou.

A conselheira Tutelar Angélica Santos ressalta a importância da parceria para a vida dessas crianças que serão beneficiadas com a iniciativa. "Para garantir o bem-estar, o desenvolvimento saudável e a garantia de direitos de crianças em situação de vulnerabilidade. Essa colaboração desempenha um papel fundamental, uma iniciativa essencial que visa a proteção e o cuidado."