Por:

Projeto de castração itinerante percorre Barra Mansa até dia 30

As ações do segundo ano de atividade do projeto FAA PET Castração Itinerante tiveram início em 17 de março | Foto: Divulgação

O Castramóvel do projeto FAA PET Castração Itinerante chegou em Barra Mansa nesta segunda-feira (19), permanecendo até o próximo dia 30. Entre os dias 19 e 23 de maio, o serviço estará na Praça Prefeito Marcelo Drable - Água Comprida, Bairro Vila Nova. Dos dias 26 a 30, o veículo ficará estacionado no pátio do Posto de Saúde do Bairro Goiabal. A previsão para esta temporada é que cerca de 350 cães e gatos sejam esterilizados gratuitamente.

Os tutores interessados em esterilizar seus pets podem procurar a Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais ou ir diretamente ao Castramóvel, que funciona das 8h às 15h. O animal passará por uma triagem, incluindo exame de sangue, e se estiver apto, será encaminhado para a cirurgia. Em seguida, o tutor receberá uma receita com o tratamento até a finalização do pós-operatório.

Equipamento

O Castramóvel é um trailer totalmente equipado, contendo todas as instalações e mobiliário necessários para as esterilizações. O espaço é estruturado com uma sala de tricotomia, uma sala de antissepsia/paramentação, uma sala cirúrgica e uma sala pós-cirúrgica. A equipe do projeto é composta por oito profissionais qualificados, incluindo sete médicos veterinários: um cirurgião, um anestesista, um patologista, dois clínicos gerais, um coordenador local e uma gerente do projeto.

Os animais atendidos devem atender os seguintes critérios: ter entre seis meses e seis anos de idade, com peso mínimo de dois quilos e máximo de 20 quilos; para animais da raça braquicefálica (como Bulldogs e Pugs), a idade deve ser entre seis meses e cinco anos, com peso mínimo de três quilos e máximo de 20 quilos; todas as raças podem participar, exceto Yorkshire e American Bully; animais obesos, diabéticos e com crises convulsivas não podem ser incluídos no procedimento; o animal deve estar em jejum completo (sem água e comida) por oito horas antes da cirurgia; o animal não pode ter sido vacinado nos últimos 21 dias antes do procedimento; caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento, isso deve ser informado ao veterinário; fêmeas no cio, gestantes ou amamentando não serão castradas; o animal deverá ser transportado com guia, coleira e, caso seja agressivo, também com focinheira. O veterinário poderá cancelar o procedimento se, após avaliação pré-operatória, considerar necessário.