Por:

Pinheiralenses questionam sobre nova política de trânsito

Cerca de 70 vagas estão sendo oferecidas pela rede municipal | Foto: Prefeitura de Pinheiral

Por Lanna Silveira

A Secretaria de Ordem Pública, Defesa Civil e Fiscalização de Pinheiral, nova pasta implementada neste ano junto ao início da gestão de Luciano Muniz, está intensificando as ações de trânsito na cidade. Uma das novas políticas adotadas pela gestão é a aplicação de penalidades aos condutores que estacionam irregularmente nas ruas, prevista para começar no dia 1° de junho.

Durante os meses do ano que precederam o início das autuações, a Prefeitura de Pinheiral afirma que diversas ações com foco na educação dos motoristas sobre as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na reorganização do trânsito municipal estão sendo realizadas por agentes da secretaria, como reformas na sinalização viária, entrega de panfletos e a demarcação de novas vagas nas ruas.

Apesar das medidas estarem presentes nas áreas centrais da cidade, moradores de bairros afastados do centro alegam não terem recebido a campanha educativa e melhorias prometidas.

Reclamações

Uma das maiores insatisfações da população da cidade é sobre a falta de vagas demarcadas nas vias públicas, o que dificultaria o fim do estacionamento irregular por parte dos motoristas. "A coibição vai acontecer pois as pessoas vão ter medo da multa, mas acho uma péssima ideia de governo proibir sem dar uma alternativa. Na Avenida Nini Cambraia, por exemplo, tem duas academias e não há demarcação suficiente de vagas. Como os alunos as frequentarão?" questiona Aline, moradora do bairro Jardim Real, que também afirmou não ter notado nenhum aumento de vagas em seu bairro ou em áreas próximas.

Outra moradora do bairro afirma ter conversado sobre as mudanças de trânsito com um agente da secretaria, há cerca de um mês, que teria afirmado que as ações de fiscalização e conscientização estavam sendo aplicadas majoritariamente nas vias principais por serem áreas de maior circulação. Ao ser questionado sobre a vistoria e intervenção nos bairros afastados, com ênfase na localidade em que ela mesma mora, o agente teria dito que uma ronda breve foi realizada nessas áreas.

- Cheguei até a expor os carros que ficam estacionados em esquinas de cruzamentos, exemplificando o Jardim Real. Se não houve nenhuma melhora ou fiscalização de conscientização aos motoristas nos bairros, por quê vem agora esse comunicado sobre as multas entrarem em vigor para todos de uma hora para outra, depois de anos de descaso e desorganização na cidade toda? Acho corretas as multas, mas com providências prévias - enfatizou a moradora.

Esclarecimentos

O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, Defesa Civil e Fiscalização para questionar sobre as ações que serão tomadas quanto as mudanças no trânsito fora do centro da cidade. Em nota, a equipe esclarece que a aplicação de multas por estacionamento irregular será concentrada, inicialmente, nas áreas da cidade onde há maior fluxo de veículos e pedestres e onde já foram realizadas intervenções com a implantação de vagas de estacionamento e sinalização adequada.

A secretaria explica que nos bairros mais afastados, a fiscalização será voltada apenas para casos graves, como veículos estacionados sobre calçadas, impedindo a passagem de pedestres, ou em situações que comprometam a segurança no trânsito.

A equipe também afirma estar ciente da demanda por demarcação de vagas em diversas regiões, afirmando que estudos técnicos para identificar os locais que precisam dessas melhorias estão sendo realizados para aumentar a organização no trânsito sem prejudicar os moradores. Por fim, foi apontado que novas ações de educação para o trânsito estão sendo organizadas para alcançar todos os bairros da cidade, garantindo que a população esteja informada e orientada sobre as regras e boas práticas.