Por:

Angra sedia evento de trade turístico

Sede da Prefeitura de Angra dos Reis | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

A primeira capacitação voltada ao trade turístico no âmbito do Novas Rotas - programa desenvolvido pela Embratur com o objetivo de atrair mais turistas estrangeiros para municípios próximos a destinos já consolidados aconteceu em Angra dos Reis. O evento foi realizado nesta sexta-feira (9), no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, e reuniu cerca de 200 participantes, entre políticos, empresários e profissionais do setor turístico das cidades de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro.

Capacitação

A capacitação promovida pela Embratur foi dividida em três eixos principais: sustentabilidade, inteligência de dados e inovação. As atividades aconteceram durante a tarde.

O primeiro tema abordado foi a inteligência de dados. A Embratur apresentou ao público a plataforma dados.embratur.com.br, que reúne informações completas e constantemente atualizadas sobre turistas estrangeiros que visitam o Brasil. A ferramenta pode ser utilizada como base estratégica para o planejamento de ações voltadas à atração de públicos específicos.

Na sequência, o tema inovação foi discutido, com foco na importância do uso das ferramentas digitais corretas para a promoção turística. Em um cenário cada vez mais conectado, a comunicação eficaz nas plataformas digitais foi apontada como essencial para alcançar o público-alvo.

Fechando o ciclo de palestras, a capacitação abordou a sustentabilidade, destacando as práticas de ESG (ambiental, social e governança) como fundamentais para reduzir impactos negativos, fortalecer a reputação dos destinos e atrair turistas cada vez mais conscientes.

Sobre o programa

A criação do programa Novas Rotas pela Embratur busca aproveitar o momento favorável do turismo internacional no Brasil. Em 2024, o país registrou a entrada de 6.773.619 turistas estrangeiros, o maior número da história, representando um crescimento de 14,6% em relação a 2023, segundo dados do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal. A meta do governo federal é atingir a marca de 8,1 milhões de visitantes internacionais, anualmente, até 2027.