Por:

Prêmio Rio de Letras 2025 da Firjan SESI é lançado

Prêmio foi lançado na última semana pelo presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano | Foto: Divulgação

A Firjan Sesi lançou a segunda edição do "Prêmio Rio de Letras", realizado com a curadoria da Academia Brasileira de Letras (ABL), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O tema deste ano é "A humanidade e a natureza" - em convergência com a realização no Brasil da COP30, encontro global de líderes sobre as mudanças climáticas.

Neste nao, a premiação consagrará 81 trabalhos de escritores de todo o estado do Rio de Janeiro nas categorias Crônicas, Contos e Poesias de alunos do Ensino Médio das escolas Firjan SESI, escolas estaduais e trabalhadores da indústria. A expectativa é que o evento reúna mais de um milhão de participantes.

As inscrições da premiação, que une ações voltadas à Educação, à Cultura e à Arte, já estão abertas, e todas as informações - incluindo videoaulas de escritores como Ruy Castro, Ana Maria Machado e Antonio Carlos Secchin - estão disponíveis no site oficial do prêmio.

- Este prêmio une educação, cultura e arte para transformar palavras em sementes que levem a um presente e a um futuro melhor, contribuindo para a superação de desafios. Nosso concurso literário visa mais do que estimular novos escritores entre alunos e trabalhadores da indústria fluminense: busca incentivá-los a refletirem e expressarem suas ideias a respeito de temas atuais, através de contos, crônicas e poesias. E, para satisfação ainda maior, esta iniciativa já entrou para o calendário oficial do Rio Capital do Livro - disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, que adiantou ainda a realização, neste ano, de um seminário internacional sobre o livro.

Rio de Letras 2025

A premiação vai dedicar primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria - Crônica, Conto e Poesia - a estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio, separados por escolas - Firjan SESI e unidades da rede estadual de ensino. Também serão premiados trabalhadores da indústria fluminense em cada categoria de acordo com a faixa etária: até 29 anos, entre 30 e 45 anos e a partir dos 46 anos.

Além deles, serão premiadas as escolas e indústrias dos respectivos vencedores, os professores-orientadores e as coordenadorias das regionais da Seeduc. As premiações variam conforme a categoria e colocação, e incluem prêmios como tablets, kindles, troféus, coletâneas literárias e um exemplar do livro com os textos dos autores vencedores, que serão selecionados pelos próprios acadêmicos da ABL e lançado pela Firjan SESI.

Neste ano, os textos devem abordar "a humanidade e a natureza", como forma de promover leituras, reflexões e escritas que estimulem a conscientização e a ação em prol do meio ambiente e do combate às mudanças climáticas. No ano passado, a temática "histórias de diversidade" veio ao encontro do tema da redação do Enem daquele ano - enquanto nesta edição, converge com a realização no Brasil da COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um dos maiores eventos globais sobre o clima que acontecerá em novembro em Belém, no Pará.