Para fortalecer os setores de café, queijo e cachaça no interior do Rio, o Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Café realizou, na última terça-feira (29), um encontro que definiu dois avanços estratégicos para a região Sul Fluminense: a formalização da implantação do novo laboratório de café e a apresentação do Agrofundo, linha de financiamento voltada aos produtores. O evento aconteceu na Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí.
Durante a solenidade, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o APL e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), que viabiliza a instalação do laboratório. A estrutura técnica deve beneficiar diretamente os cafeicultores da região, oferecendo suporte para qualificação e valorização dos produtos.
O segundo anúncio de destaque foi a apresentação do Agrofundo, programa de crédito que oferece condições especiais de financiamento para produtores de café, queijo e cachaça — setores centrais da identidade econômica e cultural do Vale do Café.
- É uma honra estarmos aqui representando nosso secretário Dr. Flávio, celebrando a assinatura que viabiliza o laboratório de café. A região tem grande potencial e o laboratório é um passo essencial para apoiar quem produz com qualidade - afirmou o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques.
Lançado em 2020 no Fórum do Café, o APL conta com apoio do Governo do Estado por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, além de instituições como Sebrae, Emater, TurisRio e entidades regionais. O arranjo já gerou resultados como a criação da Associação dos Cafeicultores do Vale do Café (ASCAV), da Associação dos Queijeiros de Valença (AQV), e rotas turísticas estruturadas em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo.
- O APL representa uma união entre tradição e inovação. Ao reunir produtores, instituições e governo, conseguimos impulsionar o desenvolvimento regional e a economia fluminense - disse Fernanda Curdi, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, também reforçou a importância da iniciativa: “Esse trabalho conjunto tem um enorme potencial. Desejo que todo o Vale do Café se desenvolva com base na força dos nossos produtores.”
Após a solenidade de abertura, o evento se direcionou aos painéis temáticos, iniciando com “Apresentação APL” ministrada pela secretária de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi; seguindo para “Indicação Geográfica do Café e Mapeamento Cafés Especiais” com Aline Barreto do Sebrae e a consultora Ana Claudia Peixoto; “Turismo Rural da Setur-RJ” com o vice-presidente da TurisRio, Marco Paes; “Soluções para o setor de cachaça” regida por Joyce Patrocínio do Sebrae; e, por fim, “Agrofundo – Financiamento para os produtores de Café Cachaça e Queijo” por Ronaldo Soares, Coordenador do Agrofundo.
Ainda no evento, estiveram presentes representantes do Governo do Estado, do Sebrae, da Emater, do Sicomércio, além de autoridades locais e produtores da região.