A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (SMJEL) de Barra Mansa promoveu na manhã desta terça-feira (15), a uma reunião para traçar a realização de corridas orientadas na cidade, que podem acontecer tanto em parques fechados, como o de Saudade e o Centenário (Jardim das Preguiças), como em regiões mais abertas, incluindo a zona rural. O encontro recebeu membros do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Clube de Orientação Audazes do Rio de Janeiro (Coerj) – que organizam eventos de corridas orientadas no estado –, além de representantes da Ordem DeMolay. Marcaram presença também titulares ou representantes das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural e Comunicação Social; da Subsecretaria de Gerenciamento de Projetos e Inovação e da Fundação Cultura.
A professora de Educação Física e coordenadora do Projeto IFRJ em orientação, Cássia Marques, falou sobre o objetivo do encontro. "Nosso encontro com a Prefeitura de Barra Mansa foi para apresentarmos um esporte que é pouco difundido no país, uma modalidade em crescimento. A reunião foi muito positiva para que possamos encontrar caminhos para desenvolver um projeto no município de Barra Mansa, considerando as diferentes vertentes do esporte que é a caminhada de orientação. Queremos explorar tanto o potencial educacional junto aos estudantes das escolas municipais como o desempenho físico, trabalhando com atletas", revelou.
O presidente do Clube de Orientação Audazes do Rio de Janeiro, Isaac Miranda, que também é atleta, detalhou como é o esporte: "As corridas de orientação são como uma 'caça ao tesouro' onde os participantes consultam um mapa e fazem o percurso a fim de concluí-lo com sucesso. Pode ser feita em uma área rural ou urbana, onde desenvolvemos um percurso divididos em categorias, com pontos de controle em que o atleta tem que pegar e depois escolher sua própria rota. Então, o corredor tem que alinhar seu preparo físico com o raciocínio", informou Isaac, ressaltando que é uma corrida contra o relógio em que nem todos os competidores saem ao mesmo tempo.
O secretário de Esporte, Mário Jorge dos Santos Ferreira, destacou o valor de promover essa prática no município. "A interação e o combate ao sedentarismo são fundamentais. As corridas podem ser feitas por diferentes tipos de pessoas, inclusive deficientes. Há várias categorias, desde os iniciantes até o público mais acostumado com prática esportiva de alta performance. Incentivar isso em nosso município é de grande importância para valorizar não somente o esporte, mas o município como um todo, destacando suas belezas naturais e fortalecendo a economia local", disse.
Na reunião foram alinhados eventos que podem acontecer em breve, como uma corrida no Parque de Saudade, explorando os recursos naturais do local e estimulando o exercício físico, a cultura e o respeito à natureza. A previsão é que esse evento seja realizado na Semana do Meio Ambiente, no início de junho.