Por:

Ex-vereador Temponi é absolvido pelo TJRJ

Vereador Temponi foi acusado de praticar 'rachadinha' | Foto: Divulgação

A 6ª Câmara Criminal do Tribunal Justiça do Rio de Janeiro anulou, por unanimidade, a condenação imposta ao ex-vereador Vander Temponi, em abril do ano passado, por suspeita da prática de rachadinha, no período de seu mandato, entre 2021 e 2024. O ex-vereador foi condenado a 25 anos de prisão, em regime fechado, por organizaçãao criminosa, peculato e lavagem de dinheiro, pelo juiz da 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Rio, Alexandre Abrahão Dias Teixeira. Na mesma decisão, o juiz determinou a devolução de R$ 105 mil aos cofres públicos.

 

Advogado fala em provas frágeis

O advogado do ex-vereador, Márcio Delambert, disse que "a acusação que estava sendo imputada contra eles, referente à prática da 'rachadinha', não ficou comprovada como crime, segundo as provas contidas nos autos". Márcio Delambert disse ainda que "as evidências eram frágeis para confirmar a existência desse esquema, que era o foco da denúncia do Ministério Público". A decisão do TRJR (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) ainda será publicada, segundo o advogado informou à imprensa.

Moções em Resende

Os vereadores de Resende, na região da Agulhas Negras, entregaram na noite desta quarta-feira (26) as primeiras moções do ano de 2025. A solenidade foi realizada no Plenário Vereador Alceu Vilela Paiva Júnior, da Câmara Municipal de Resende, no Centro histórico da cidade. A entrega da honraria é prevista no regimento interno do Legislativo e ocorre preferencialmente ao final de cada mês. É permitido a cada vereador a apresentação de 15 requerimentos de moção por ano, com a entrega de, no máximo, três por mês.