O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta, nesta segunda-feira, dia 17, às 10 horas, a Angra dos Reis. Irá anunciar a retomada da indústria naval e offshore brasileira, no Tebig do município da Costa Verde. Lula estará com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci. A intenção é fomentar o setor. O Tebig também irá sediar a "Feira de Negócios da Indústria Naval e Offshore Brasileira", iniciativa da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia.
Por:
CORREIO DO VALE: Lula anuncia fomento do setor naval em em Angra
Obras de Angra 3 em pauta
A visita de Lula acontece em um momento que o país inteiro está com os olhos voltados para Angra. Motivo: a decisão sobre as obras de Angra 3, que depende de uma reunião do CNPE, marcada para o dia 18. O presidente tem em mãos uma carta, enviada por entidades e especialistas, que reforça a importância da usina e destaca os benefícios do Programa Nuclear Brasileiro para a população.
Energia limpa
A carta, enviada ao presidente no último dia 14, enfatiza que Angra 3 terá capacidade para gerar 1,4 gigawatts de energia limpa, suficiente para abastecer aproximadamente 4,5 milhões de pessoas, sem emissão de gases de efeito estufa. Além disso, esclarece que os recursos para a construção da usina virão de financiamentos bancários e não dos cofres públicos.