O prefeito Antonio Francisco Neto irá intervir em mais cinco linhas municipais da Viação Pinheiral, que serão absorvidas pela Viação Elite. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, dia 13. As linhas 400 (Vila Brasília), 405 (Coqueiros) e 455 (Fazendinha) passarão a ser operadas pela Elite a partir do próximo dia 22. Já as linhas 515 (Fundação Beatriz Gama) e 545 (Siderlândia) mudarão de operadora a partir do dia 1º de março.
A prefeitura já havia feito intervenção parecida nas linhas 415 (Belo Horizonte-Conforto) e 450/450A (Circular Nova Esperança-Jardim Amália). Com isso, a Viação Pinheiral deixa de operar todas as linhas que havia adquirido da extinta Viação Sul Fluminense.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, explica que as mudanças ocorrerão a partir do dia 22 para que haja tempo de organizar a operação.
- A Viação Pinheiral segue, no entanto, administrando as linhas do chamado 'tronco original', que são aquelas em que a operadora obteve a concessão por via judicial. Porém, a Pinheiral tem agora mais 13 carros para reforçar sua operação nessas linhas - explicou Barenco.
No total, a Viação Elite, que adquiriu recentemente 10 novos veículos, está entrando com 13 novos veículos para regularizar o serviço nas linhas que passarão por intervenção.
- O Poder Público torce para que as linhas que estão ficando com a Pinheiral melhorem, eles vão ter mais 13 carros para reforçar essas linhas - afirmou o prefeito, ressaltando não ser possível fazer licitação do transporte público em Volta Redonda por força de uma decisão judicial.
Contratações
Para auxiliar no serviço que será prestado após a mudança de operação das linhas, a Viação Elite abrirá processo seletivo para a contratação de 32 motoristas profissionais. Os interessados devem comparecer na garagem da viação, localizada no bairro Jardim Belvedere, das 9h às 17h, para realizar a entrevista de emprego.
Linhas intermunicipais
Neto também se reuniu com o deputado estadual Munir Neto para discutir melhorias para as linhas intermunicipais, através de ações da Alerj.
Munir ressaltou que já está em contato com os prefeitos de municípios vizinhos, que são afetados pelo transporte intermunicipal, para que uma ação coordenada saia do papel o mais rápido possível.
- Estamos em contato constante com a população, com o Detro e com os prefeitos - disse o deputado.
Intervenção em Barra Mansa
Barra Mansa também terá intervenção na operação do transporte público. O alvo será a Viação Agulhas Negras, que recentemente teve dois veículos envolvidos em um acidente que deixou mais de 20 pessoas feridas.
O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, se pronunciou pouco tempo após o acidente, afirmando que está trabalhando na proposta de tirar a empresa de circulação na cidade desde janeiro deste ano, e que estaria em diálogo com o Detro (Departamento de Transporte Rodoviário do Rio de Janeiro) para garantir que a suspensão das atividades da Agulhas Negras aconteça.
A pedido de Furlani, o ex-prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, discutiu sobre a intervenção com o presidente do Detro, Leonardo Matias, na tarde desta quinta-feira (13). Também participaram da reunião o secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, major Daniel Abreu, e o vereador Deco.
Em um vídeo publicado na redes sociais, Drable afirmou que as mudanças de operação da empresa de ônibus acontecerão até a próxima semana. Uma reunião para articular os serviços de outras viações acontecerá na segunda-feira (17), e as substituições nas linhas serão feitas durante os dias seguintes.
Tanto Drable quanto o prefeito Luiz Furlani reforçaram a necessidade da intervenção, afirmando que a viação Agulhas Negras representa um risco para a população - em especial, aos moradores da Região Leste.
Por:
Neto confirma intervenção em linhas da Viação Pinheiral