Por:

Academia da Vida recebe novatos e veteranos com evento especial

Alunos foram recepcionados em evento na Câmara Municipal de Volta Redonda | Foto: Cris Oliveira/Secom

A Câmara Municipal sediou o evento da Academia da Vida Oscar Cardoso, voltada para pessoas acima de 60 anos, que deu boas-vindas aos novos alunos nessa terça-feira (11). Os veteranos também foram recepcionados pela Academia, vinculada à Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), na Câmara, no dia anterior, segunda-feira, dia 10.

A diretora-geral da Academia da Vida, a professora Márcia Regina da Silva Campos, explica que a expectativa é que todos os alunos matriculados participem. "Temos cerca de 60 novos alunos até agora, e, no total, contando com os veteranos, estamos com aproximadamente 250 alunos", explicou a diretora-geral.

A dona de casa Maria Aparecida Cândido Ferreira, de 61 anos, está prestes a iniciar sua jornada na Academia da Vida, e a principal motivação vem do seu marido, José Carlos, que já foi aluno e viu a transformação que a academia trouxe para sua vida.

-Vou começar o ano na Academia da Vida, graças ao meu marido. Ele já fez o curso há uns três anos, e eu via como era bom para ele, que se tornou uma pessoa diferente, mais alegre, fez muitas amizades e passou a ter uma perspectiva muito melhor de vida. Ele me incentivou muito a vir para cá, porque viu como a academia fez bem. Eu também espero ter mais contato com outras pessoas, sair um pouco de casa, porque fico muito tempo sozinha, já que trabalho e vendo produtos de beleza em casa. Este ano, além do curso básico, que vou fazer, estou muito animada para começar o curso de inglês. Estou um pouco ansiosa, mas sei que vai ser uma experiência incrível - destacou a aluna.

José Carlos Ferreira, de 77 anos, é um exemplo de motivação e companheirismo. Casado com Maria Aparecida Cândido Ferreira há 20 anos, reconhece que foi o grande incentivador dela a se matricular na Academia da Vida. Agora, ele também está retornando à instituição, onde já completou um ciclo de estudos e conquistou um diploma.

"O que me motivou a voltar? A vontade de apoiar a esposa e reviver as boas experiências que tive na academia, além de continuar a aprender e fazer novas amizades. Estamos juntos há 20 anos, e sempre estive em casa, e ela também, então decidi voltar à Academia da Vida para poder ficar ao lado dela e dar todo o apoio necessário. Eu já fiz o curso há alguns anos e me formei, mas agora vou voltar ao primeiro ano, para poder estar com ela e fazer a jornada juntos. A expectativa é ótima, e vou estar lá para apoiar a Maria, conhecer todos os novatos e fazer mais uma vez parte dessa grande família da Academia da Vida", ressaltou o aposentado.

Elizabeth dos Santos e Ricardo, de 69 anos, acredita que o aprendizado não tem fim. Para ela, cada experiência é uma oportunidade de crescimento. Motivada pela vontade de aprender e de estar em constante evolução, ela se matriculou na Academia da Vida.

"Eu sempre penso que, na vida, tudo o que você faz é aprendizado. Na Academia da Vida, acredito que vou aprender mais, mas também vou relembrar coisas que já aprendi ao longo da minha vida. Além disso, é muito bom poder conhecer gente nova, trocar experiências e, claro, ter boas conversas sobre a vida. No ano passado, fiz um curso da Universidade Federal Fluminense (UFF) voltado para a terceira idade, e foi uma experiência muito boa, que valeu a pena. Agora, quero dar continuidade a isso e continuar aprendendo. Quanto mais a gente aprende, mais cresce. E estou muito animada para o que vem por aí", ressaltou a aluna.

Inscrições para
novos alunos

O ano letivo de 2025 começou oficialmente ontem (12), no Colégio Estadual Barão de Mauá, onde a Academia da Vida está funcionando temporariamente enquanto a sede oficial, no Estádio da Cidadania, passa por reformas.

Ainda há vagas disponíveis para os cursos básicos de Atualização, Letramento e Português, essenciais para quem deseja ingressar nos cursos de extensão da academia. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas na secretaria da Academia da Vida, no Colégio Barão de Mauá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h30.