Por:

Moradores de Volta Redonda reclamam sobre falta de luz

Relatos afirmam que as quedas de luz aumentaram desde o início do verão | Foto: Reprodução

Por Lanna Silveira

Desde o início do verão e da chegada da temporada de chuvas intensas, as queixas sobre quedas e picos de luz se tornaram constantes em Volta Redonda. Os problemas de fornecimento de energia elétrica, que é de responsabilidade da empresa Light e estão acontecendo em diferentes bairros da cidade, causam apagões que se repetem em vários dias da semana e trazem inconveniências aos moradores.

Alguns dos bairros com o maior número de relatos de falta de luz durante este verão são: Vila Santa Cecília, Aterrado, Retiro, Niterói, Voldac, Roma I e II, Jardim Belvedere, Vila Rica e Vista Verde. Muitas dessas localidades já sofriam com uma qualidade baixa no serviço de energia elétrica anterior ao aumento das chuvas; entretanto, a mudança climática deixou a rede ainda mais instável, a ponto de quedas de luz ocorrerem em dias ensolarados e sem sinal de temporal.

Segundo relatos do bairro Vila Santa Cecília, em algumas ruas a falta de energia era uma ocorrência quase diária, que só foi resolvida após a abertura de mais de 20 protocolos de reclamação na Light. Nos outros bairros, a maioria das falhas na energia ocorreram em forma de picos de luz, que ocorrem cerca de três a cinco vezes seguidas no mesmo dia e se repetem em vários dias por semana.

Inconveniências

As principais reclamações dos moradores em relação a falta constante de luz é a impossibilidade de fazer o uso de aparelhos que diminuam a sensação térmica do calor, como os de ar-condicionado e ventiladores, além dos danos que os picos de energia podem causar nos eletrodomésticos, forçando os moradores a investirem em dispositivos de proteção contra surtos (DPS). O líder comunitário do bairro Roma, Denis Matos, afirma que recebeu várias reclamações de moradores nas últimas semanas sobre o estrago de aparelhos como geladeiras e televisões decorrentes das falhas de energia.

Além disso, as quedas comprometem a segurança de pessoas que possuem alguma doença ou condição especial que exijam cuidados que precisem da energia elétrica. Uma moradora do bairro Vista Verde, que preferiu não se identificar, ressalta que seu irmão é diabético e precisa manter suas doses de insulina conservadas na geladeira - algo que pode ser prejudicado caso a queda de luz dure por horas ou caso o aparelho seja danificado após um pico.

Esclarecimentos

O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a Light para entender a causa da instabilidade da energia a nível municipal e questionar se alguma medida será tomada para neutralizar a situação. A empresa informou que os problemas de fornecimento são consequência de uma forte incidência de raios na região, que causaram uma falha nos equipamentos da rede elétrica na cidade. A equipe afirma que o equipamento foi substituído no dia 4 de fevereiro e que, desde então, não houve novos registros de falhas nos bairros citados - entretanto, segundo o líder comunitário do bairro Roma, houve quedas sucessivas de luz no bairro quase diariamente durante a última semana.

A empresa ainda garante que as equipes seguem atuando de forma preventiva, realizando a manutenção da rede e a substituição de outros equipamentos com o objetivo de continuar reforçando a estabilidade e a confiabilidade do fornecimento de energia.