Por:

Luiz Furlani pede saída de empresa de ônibus de BM

Ônibus foram apreendidos pela Secretaria Municipal de Ordem Pública de Barra Mansa | Foto: Paulo Dimas/PMBM

Por Redação



O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, do PL, afirmou nesta quarta-feira, dia 12, que tirar de circulação a Viação Agulhas Negras do município é "agora uma questão de honra". A afirmação foi feita, em um vídeo divulgado, redes sociais, após o acidente entre dois ônibus da empresa, dois carros e um van que transportava estudantes da Escola Municipal Nove de Abril. Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas na colisão, ocorrida no Boa Vista II, depois que um dos ônibus perdeu o freio.

Os dois ônibus foram apreendidos pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. De acordo com o secretário da Pasta, Daniel Abreu, os veículos estavam com o licenciamento irregular e foram encaminhados ao Parque da Cidade.

"É um risco diário à população", disse Furlani, que participa, em Brasília, do encontro nacional de prefeitos com o presidente Lula.

O ex-prefeito Rodrigo Drable também foi às redes sociais para anunciar que irá se reunir nesta quinta-feira, dia 13, com o secretário estadual de Transporte do Rio, Washington Reis, para discutir o assunto, a pedido de Furlani. "Não tem condições dessa concessionária de ônibus continuar operando", reforçou Drable.

Auxílio às vítimas

Logo pela manhã, equipes da Guarda Municipal, das secretarias de Educação e Saúde se mobilizaram para prestar auxílio às vítimae. Entre elas, alunos do município. Os feridos foram levados para a Santa Casa de Barra Mansa e para os hospitais Munir Rafful e São João Batista, Volta Redonda. As unidades de saúde informaram que os pacientes estavam estáveis e alguns foram liberados ontem mesmo.

Outras pessoas que tiveram ferimentos leves foram atendidas no local e liberadas. No Cras do bairro Boa Vista II, teve atendimento psicológico para todos os envolvidos, principalmente para os pais de alunos que seguiam para a Escola Municipal Nove de Abril.

A secretária de Educação, Fátima Lima, manteve contato com a unidade de ensino e visitou uma das crianças, com ferimentos leves, na Santa Casa de Barra Mansa.

Reunião com o Detro

No dia 14 do último mês, o secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Daniel Abreu, esteve no Rio com o presidente do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), Leonardo de Lima Matias.

O objetivo do encontro foi reforçar junto ao órgão estadual a necessidade de ações em decorrência da má conservação dos veículos da Viação Agulhas Negras, que realiza o transporte coletivo intermunicipal entre a Região Leste de Barra Mansa e a cidade de Volta Redonda.

Na ocasião, o presidente do Detro informou que havia sido feito um TAC (Termo de Ajustamento de Condutas) em que a empresa teria 45 dias para cumprir melhorias no serviço prestado.

O Correio Sul Fluminense não obteve retorno da empresa de ônibus, mas mantém o espaço aberta para manifestação da mesma.