Por:

Barra Mansa se prepara para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

Objetivo foi reunir ideias e propostas para Barra Mansa | Foto: Chico de Assis/PMBM

A Secretaria de Planejamento Urbano de Barra Mansa promoveu nesta segunda-feira, dia 27, a eleição da comissão organizadora para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, etapa municipal. O evento, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de março no Parque Natural de Saudade, promoverá o tema "Caminhos para uma cidade inclusiva, democrática, sustentável e com justiça social".

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, objetivo da conferência é reunir ideias e propostas que possam transformar Barra Mansa em uma cidade mais justa e acessível para todos. "Estamos comprometidos em ouvir a população e construir juntos soluções que atendam às necessidades de todos os munícipes", destacou Eros durante a reunião.

A comissão organizadora será composta por representantes de diversas entidades e organizações locais. Entre elas a equipe da Secretaria de Planejamento Urbano, o presidente da Associação de Moradores do bairro Recanto do Sol e professor da rede pública, Giliade Lima; da representante do Sindicato Rural, Michele Aparecida Andrade Souza; da Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEVR), Claudio Rodrigues Inácio; e do Sindpass, Lucas Leal; além dos vereadores Junior da Van, Everton Pezão e Klevis da Farmácia.

_ Estamos muito felizes com a participação da comunidade e de diferentes setores da sociedade. Tê-los aqui é muito importante para garantirmos que as vozes dos cidadãos sejam ouvidas na formulação de políticas públicas. Toda a população é convidada a participar deste processo, contribuindo com suas experiências e sugestões, fundamentais para o sucesso da conferência. Em um momento em que se discute cada vez mais a importância de cidades inclusivas e sustentáveis, nossa conferência se mostra necessária para o avanço de Barra Mansa - finalizou o secretário.

As etapas municipais das conferências devem ser realizadas até o dia 30 de abril. O objetivo é colocar as propostas no papel. Esta troca de experiência vai servir de base para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada pelo Ministério das Cidades no segundo semestre, em Brasília.

O tema central da conferência será: "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social".