Por:

Resende amplia ensino em tempo integral nas escolas

Tande (centro) Davi do Esporte (à dir) e o diretor do Ciep José Djalma com o material escolar | Foto: Divulgação

O prefeito de Resende, Tande Vieira, do PP, anunciou, nesta segunda-feira (27), que a educação em tempo integral será ampliada: ais sete escolas terão aulas durante todo o dia. A implementação tem previsão de ocorrer ainda esse ano, segundo Tande. O anúncio foi feito durante visita que o prefeito fez no Ciep 489, com a finalidade de verificar o andamento dos projetos para o ano letivo, que começa no próximo dia 05 de fevereiro. O vice-prefeito, Davi do Esporte, o diretor da unidade, José Djalma, e a diretora adjunta, Juliana Reis, acompanharam o prefeito durante a visita.

-Foi uma promessa de campanha, e quero parabenizar toda a equipe da secretaria de Educação, secretária Rosa, professora Alice e todo mundo que está empenhado para ampliar o ensino integral, e pelo trabalho e dedicação com os nossos alunos. Agradeço muito ao Diogo, por ter deixado tudo encaminhando, material e uniformes prontos para o início do ano letivo, que vai ser no próximo dia 05 - disse Tande.

As escolas que vão começar esse ano em tempo integral são: EM Maria de Assis Barboza; EM Esther Politi; EM Professor Carlinhos; EM Coronel Arthur Baptista Filho; EM Francisco Quirino Diniz; EM Luiz Pistarini; EM Francisco Tavares.

Material nas escolas

O prefeito reforçou que o material já foi distribuído para todas as escolas, que já estão preparadas para receberem os alunos na próxima semana.

-A gestão do Diogo investiu muito na qualidade dos serviços básicos da escola, exemplo disso foi a melhora da qualidade da merenda escolar, com uma alimentação mais nutritiva, incluindo cardápio diferenciado para crianças com restrição alimentar, novos uniformes, material e professores capacitados. Esses avanços nos levaram a ser reconhecidos, em 2024, como "Melhor Educação Básica" do Estado, com o prêmio Cidades Excelentes. Vamos da continuidade a todo esse trabalho feito na Educação até aqui - finalizou Tande.

Investimento
nas escolas

Em 2019, sob a gestão do ex-prefeito Diogo Balieiro, Resende quadruplicou o número de unidades contempladas pelo sistema de tempo integral: subindo de três para 12 o número de escolas. O projeto incluiu justamente pelo Ciep 489 - Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), visitado por Tande nesta segunda (27). O processo foi implantado gradativamente para atender à nova metodologia de ensino, baseada no Plano Municipal de Educação (PME

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, o programa busca o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.