Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: CSN divulga comunicado ao mercado sobre o Alto-Forno 2

Ação é em atendimento a delegacias de polícia | Foto: Arquivo

A CSN divulgou nesta segunda-feira, dia 20, o Fato Relavante sobre a parada programada no Alto-Forno 2, que passará por uma reforma. "Conforme já antecipado na apresentação aos analistas do CSN Day divulgada em 11 de dezembro de 2024, essa mini reforma do AF#2 visa a modernização e prolongamento da vida útil do ativo, alongando em 8 anos sua operação, sem necessidade de custo e/ou investimento adicional às projeções oficiais já antecipadas pela companhia para este ano", diz o comunicado enviado ao mercado.

 

Sem previsão de volta à operação

O Grupo CSN não detalhou a data para o final das obras para estender a vida útil do equipamento em até 8 anos, nem o valor que será investido. A empresa disse que o AF-2 foi paralisado no domingo, dia 19, um dia depois de os moradores de Volta Redonda ficarem amedrontados com um barulho e fumaça oriundos justamente do equipamento. Para a população, não foi dada explicação.

Sem impactos nos resultados...

No comunicado enviado à Comissão de Valores Moliliários (CVM), a CSN explicou ainda que a mini reforma no AF-2 "faz parte de seu programa de manutenção e foi devidamente planejada de forma a não gerar impacto aos resultados do segmento de siderurgia e seus clientes". Especialistas indagam, no entanto, se a parada poderá causar impactos a curto prazo no resultado da siderúrgica.