O prefeito Luiz Furlani, de Barra Mansa, anunciou nesta quarta-feira (08) que os pagamentos de servidores aposentados, que estavam em atraso, já foram pagos. A inadimplência correspondia aos valores de dezembro, ainda no governo do ex-prefeito Rodrigo Drable. Junto dos Secretários de Fazenda, Leonardo Ramos, e de Administração e Modernização do Serviço Público, Gabriel Ramos, o prefeito afirmou que assumiu o compromisso de que resolveria a situação.
- Tenho repetido e vou falar novamente. Será um ano fiscal difícil diante do que país enfrenta e também do que encontramos. Mas com trabalho e perseverança, as coisas vão chegar no eixo - disse Furlani, em vídeo publicado nas redes sociais.
Sepe cobra um terço de férias
O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado (Sepe) de Barra Mansa, em nota, afirmou que está acompanhando o caso por meio de seu departamento jurídico devido ao atraso nos salários. No entanto, também há outra alegação do sindicato sobre o não pagamento de um terço de férias da categoria.
A organização afirmou que está tomando providências cabíveis e ajuizaram duas ações coletivas. A primeira, exigindo além do pagamento imediato dos salários atrasados, a regularização futura, com pedido de multa a ser revertida aos servidores caso haja descumprimento pelo governo. Já a segunda, também exige o pagamento do 1/3 de férias da categoria que, de acordo com o Sindicato, ainda está em aberto. As ações andam em processo na 2ª e 3ª Vara Cível da Comarca de Barra Mansa, respectivamente.
Em nota enviada ao Correio Sul Fluminense, a prefeitura de Barra Mansa afirmou que não há atrasos. "Há uma definição da Secretaria Municipal de Educação que estipula que o pagamento pode ser efetuado no mês de janeiro. Houve alguns períodos que o pagamento foi feito em dezembro, assim como já ocorreu de ser pago em janeiro. Portanto, não há pendências com relação ao pagamento de 1/3 de férias dos profissionais da Educação", concluiu.