Por:

Prefeito Interino de Três Rios muda quadro de Secretarias

A esquerda novo Secretário de Saúde e a direita o Secretario de Integração | Foto: Prefeitura de Três Rios

Por Leandra Lima

A partir desta semana a estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de Três Rios passa a ter uma nova configuração, após mudanças no quadro dos secretários de governo. O anúncio foi feito pelo o Prefeito Interino, Jonas Dico (Podemos), que realocou e nomeou cinco nomes entre as pastas. Segundo o parlamentar, que assumiu o cargo recentemente, por conta da medida proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que indeferiu a candidatura do até então prefeito do município, Joacir Barbaglio (Republicanos) as movimentações se deram para otimizar a condução das políticas públicas.

As alterações aconteceram na segunda-feira (23), depois de uma análise das demandas do município, que foram apresentadas em reuniões com os gestores das secretarias. Conforme expressado por Jonas Dico, qualquer mudança na estrutura organizacional do atual governo só seria tomada após esta etapa. A base do governo municipal é composta por 23 Secretarias, e a mudança ocorreu em cinco delas: Saúde; Integração, Planejamento e Projetos; de Governo; de Serviços Públicos e de Transporte e Mobilidade Urbana;

Nova configuração

De acordo com o Executivo, o secretário Filipe Guido, que anteriormente estava à frente da pasta da Saúde, assume agora a Secretaria de Integração, Planejamento e Projetos. Arsonval Silveira Macedo Netto sai do Planejamento e passa a comandar a Secretaria de Governo. O também servidor Anderson Antônio migra da Secretaria de Serviços Públicos para a de Transporte e Mobilidade Urbana. No lugar de Filipe, quem toma a frente da Secretaria de Saúde é Luiz Alberto Barbosa, que atuava como vereador pelo Solidariedade, até o recebimento do convite para assumir o cargo. Agora, na Secretaria de Serviços Públicos, retorna o ex-vereador Francisco Carlos Gama (Bill).

As demais pastas não sofreram alterações até o momento.

Em relação ao cargo, o até então vereador Luiz Alberto, expressou através das redes sociais, que como Secretário Municipal de Saúde, estará atento às demandas da população. Um dos pontos que apontou foi em relação à causa animal. "Me comprometo a conhecer de perto a realidade do município no que diz respeito ao cuidado, controle e acolhimento dos animais, especialmente no que se refere ao canil municipal", disse.

O porquê das mudanças no Executivo

No início de junho, o cenário político de Três Rios passou a ter uma nova configuração, após a Câmara Municipal acatar uma medida proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), frente ao indeferimento da candidatura do até então prefeito do município, Joacir Barbaglio (Republicanos) - "Joa". Com isso, no dia 10 em sessão plenária, o presidente da Câmara, no caso o vereador Jonas Mascarenhas Macedo, ou "Jonas Dico" (Podemos), foi empossado como Prefeito Interino da cidade, ocupando agora um cargo no Executivo. No lugar de Dico, quem assumiu a presidência da Casa Legislativa foi o vereador Anderson Muriçoca (PRD), que antes cumpria a função de 1º vice.

A permanência de Joacir Já era questionável, durante a corrida eleitoral de 2024 que decidiu os representantes do Executivo e Legislativo para o quadriênio de 2025-2028 nos regimes municipais. A candidatura já gerava controvérsias e dúvidas se o mesmo poderia assumir o cargo, caso vencesse as eleições, pois estava na mira do Ministério Público Eleitoral (MPE). Em agosto de 2024, o MPE manifestou contra a candidatura dele, devido a série de irregularidades cometidas enquanto o mesmo presidia a Câmara de vereadores em 2014, apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Enquanto isso Joa, tenta retornar a casa fora do cargo, até ter uma resolução final do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal.