Por:

Brasil Alfabetizado: encontro com alunos inscritos em Terê

O CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, em Teresópolis, promoveu um encontro com alunos inscritos no 'Brasil Alfabetizado'. Nas escolas CIEP Prof. Amaury Amaral, Profª Neidy Angélica (Vargem Grande), Cônego José (Andradas), Estolino Peixoto da Rocha (Pessegueiros) e Rui Barbosa (Gamboa), as aulas começam no próximo dia 1º de julho. Já na E. M. Sizenando Adolpho Tayt-Sohn (Mottas), as atividades serão iniciadas no dia 2 de julho.

O evento contou com a presença da equipe diretiva da unidade, as alfabetizadoras Cátia Medeiros da Silva e Janaina Santos Silva, que atuarão na escola pelo programa, e Janderson Gonçalves, representando a SME.

"Hoje começamos um grande desafio na nossa escola, que é o programa Brasil Alfabetizado. Resgatar o sonho e o acreditar de cada aluno de que possível recomeçar! Um dia de cada vez, mas um dia firme, sem desistir dos nossos sonhos!", ressaltou a diretora do CIEP Amaury Amaral, Sandra Patrício.

O Programa Brasil Alfabetizado, no âmbito do Pacto Nacional Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem uma estrutura que inclui formadores e articuladores regionais para ofertar ações de formação continuada dos alfabetizadores e material didático para educandos e alfabetizadores. Estão previstos cursos de formação continuada na Plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação) e ações presenciais de formação dos alfabetizadores.

A iniciativa tem como base os princípios da alfabetização popular que propõe um processo de educação tomando como referência a cultura dos sujeitos em processo de alfabetização. Entre os princípios que fundamentam o programa está: alfabetizacao como um direito de todas as pessoas a apropriacao critica e criativa da cultura escrita impressa e digital, constituida pelas dimensoes politica, social, cultural, linguistica, comunicacional e cognitiva.

Em Teresópolis, 120 alunos foram matriculados nas seis escolas que aderiram ao 'Brasil Alfabetizado'.