Por:

Montagem do canteiro de obras para a revitalização da praça Getúlio Vargas

A partir desta segunda-feira, 9, terá início a montagem do canteiro de obras para a execução das Diretrizes Paisagísticas da Praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo. A intervenção faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 002/2015, firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal, com o objetivo de recuperar o conjunto arquitetônico e paisagístico da praça.

Como parte dos preparativos, serão instalados containers nas proximidades da Estação Livre. Eles servirão para o armazenamento de materiais e equipamentos, além de abrigar as atividades administrativas e de apoio aos trabalhadores da empresa responsável pela obra, a Terrplan.

Os serviços serão executados em três setores. O primeiro deles compreende a área entre a Estação Livre e o Coreto. Nesta etapa, serão realizadas operações de supressão e destoca de 12 espécies arbóreas que não fazem parte do projeto original do paisagista Auguste Glaziou, como é o caso da Grevillea robusta, presente na área do parque infantil. Essas espécies serão substituídas por mudas de Eucalyptus robusta, em conformidade com o projeto.

A supressão das árvores será realizada por profissionais qualificados, com as devidas autorizações da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SEMADUS) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Além disso, está prevista a retirada do piso, bancos e lixeiras atualmente existentes no local. Esses elementos serão reaproveitados pela Prefeitura em outras áreas públicas do município, como praças e espaços verdes.

Nas etapas seguintes, o projeto prevê a instalação de novo mobiliário urbano, incluindo postes, bancos e cestas de lixo, além da reforma do coreto, do chafariz e dos pontos de táxi. O paisagismo incluirá o plantio de espécies ornamentais, com o objetivo de resgatar a perspectiva longitudinal do projeto original e valorizar ainda mais os eucaliptos centenários da praça.