Por Gabriel Rattes
A partir do dia 20 de junho de 2025, as agências dos Correios localizadas nos distritos de Pedro do Rio e da Posse, em Petrópolis (RJ), correm o risco de serem fechadas. A decisão faz parte de um plano da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que prevê o encerramento de 16 agências no estado do Rio de Janeiro até o fim do mês. A agência de Alto Teresópolis, também no interior do estado, corre o risco de fechar às portas, o atendimento ao público já foi interrompido desde o dia 16. A medida tem gerado grande preocupação entre a população, principalmente devido aos impactos diretos sobre os serviços postais e bancários, essenciais para o cotidiano dos cidadãos fluminenses.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no RJ (Sintect-RJ), Leônidas da Silva, pediu apoio da população contra o fechamento. "Eu quero fazer um convite à população da Posse e de Pedro do Rio: ligue para a ouvidoria dos Correios, entre no site dos Correios e mande e-mails mostrando o seu apoio ao não fechamento dessas unidades dos Correios, que são importantíssimas para a população do 4º e do 5º distrito de Petrópolis", enfatizou.
Leônidas também agradeceu o apoio do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), que protocolou um requerimento oficial na Câmara dos Deputados, em Brasília, pedindo explicações sobre o fechamento. "E você, população, lembre-se: juntos somos fortes. E nós, do Sindicato dos Correios no Estado do Rio de Janeiro, continuaremos a luta pelo não fechamento dessas agências tão importantes para todos nós do estado do Rio de Janeiro. Um grande abraço a todos, estamos juntos e continuaremos juntos nessa luta", disse.
Câmara dos Deputados
O deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) protocolou na Câmara dos Deputados um requerimento de informação solicitando ao Ministério das Comunicações explicações sobre o fechamento de agências dos Correios no Estado do Rio de Janeiro. O parlamentar demonstrou especial preocupação com os impactos da medida no município de Petrópolis, na Região Serrana.
De acordo com o deputado, Petrópolis tem características geográficas que dificultam o acesso da população a serviços postais e bancários. O fechamento das agências pode obrigar moradores de distritos como Pedro do Rio e Posse a percorrer mais de 20 km para realizar tarefas simples, como receber benefícios sociais ou fazer pagamentos no Banco Postal.
"É de extrema importância que o Ministério das Comunicações forneça as informações solicitadas, para que possamos compreender os critérios de reestruturação adotados e avaliar como a continuidade dos serviços postais e bancários será garantida à população do Rio de Janeiro, especialmente à cidade de Petrópolis, que possui uma realidade específica que exige um tratamento diferenciado", destacou Hugo Leal.
Cobrança por transparência e soluções
No requerimento, o deputado faz cinco perguntas ao Ministério das Comunicações:
1- Quais critérios foram usados para escolher quais agências seriam fechadas?
2- Que medidas estão sendo tomadas para garantir que a população continue com acesso aos serviços postais e bancários?
3- Existe planejamento para reabrir agências ou criar outras formas de atendimento, como franquias ou postos comunitários?
4- Quais critérios específicos foram usados para decidir o fechamento das agências em Petrópolis?
5- Que ações estão sendo planejadas para ajudar a população local a ter acesso aos serviços, mesmo com as longas distâncias?
A solicitação foi registrada oficialmente no dia 20 de maio de 2025 e aguarda resposta do governo federal.