No último dia 28 de maio foi realizada na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, uma capacitação promovida pelo governo do estado sobre abuso sexual infantil. O evento contou com a presença de Rosângela Cassano, gerente de Proteção Social Especial; Juliana Piran, psicóloga e pedagoga; e Valéria Moreira de Sá, pedagoga, todas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Nova Friburgo, que tem à frente o advogado Yuri Guimarães, que dá total apoio a essa causa.
Para Rosângela, este assunto é importante pelo fato de haver muitas crianças sendo vitimadas. E o mais relevante: o agressor, na maioria das vezes, está na casa da criança ou adolescente. Ela chama a atenção de que o Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que "é responsabilidade de toda sociedade a proteção integral à criança e adolescente".
Atendimento
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas - Rua Carlos Magno do Valle, 26, próximo ao Hospital Municipal Raul Sertã, Centro) é o equipamento que trabalha com violação de direitos. Nos anos 2024 e 2025 são dez os núcleos familiares incluídos no acompanhamento do Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).
É fundamental que casos de abuso sejam denunciados.