Por:

Debate sobre abuso sexual infantil

No último dia 28 de maio foi realizada na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, uma capacitação promovida pelo governo do estado sobre abuso sexual infantil. O evento contou com a presença de Rosângela Cassano, gerente de Proteção Social Especial; Juliana Piran, psicóloga e pedagoga; e Valéria Moreira de Sá, pedagoga, todas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Nova Friburgo, que tem à frente o advogado Yuri Guimarães, que dá total apoio a essa causa.

Para Rosângela, este assunto é importante pelo fato de haver muitas crianças sendo vitimadas. E o mais relevante: o agressor, na maioria das vezes, está na casa da criança ou adolescente. Ela chama a atenção de que o Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que "é responsabilidade de toda sociedade a proteção integral à criança e adolescente".

Atendimento

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas - Rua Carlos Magno do Valle, 26, próximo ao Hospital Municipal Raul Sertã, Centro) é o equipamento que trabalha com violação de direitos. Nos anos 2024 e 2025 são dez os núcleos familiares incluídos no acompanhamento do Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

É fundamental que casos de abuso sejam denunciados.