Por:

1º Encontro de Movimentos de Mulheres de Nova Friburgo

A Secretaria Municipal da Mulher realizou nesta quarta-feira (28), o 1º Encontro de Movimentos de Mulheres de Nova Friburgo, reunindo lideranças femininas que atuam em diversas áreas do município. O evento aconteceu na Câmara Municipal, das 9h às 13h, e foi um marco na construção de políticas públicas voltadas para a valorização, escuta e fortalecimento das mulheres friburguenses.

O encontro é resultado direto da pesquisa online lançada pela Secretaria da Mulher em março deste ano, com o objetivo de mapear coletivos, lideranças comunitárias e representantes de grupos de mulheres nas áreas urbana e rural da cidade. A iniciativa permitiu identificar mulheres que exercem papel de liderança em seus territórios e organizações, formando uma rede diversa e representativa.

Pontos abordados

A programação teve início com um momento de acolhimento, seguido da abertura oficial realizada pela secretária municipal Vanderleia "Abrace Essa Ideia", que destacou a importância da união entre as mulheres e o papel da Secretaria como ponte entre a sociedade civil e o poder público.

Na sequência, foi feita uma apresentação institucional da Secretaria da Mulher. Também foram divulgados os dados do levantamento realizado com os movimentos identificados na pesquisa, revelando a pluralidade de perfis, causas e demandas das participantes.

De acordo com a Prefeitura, cada movimento teve a oportunidade de se apresentar, permitindo "uma troca rica de experiências". Em seguida, as participantes foram divididas em grupos temáticos, onde discutiram propostas e apontaram prioridades para futuras ações da Secretaria. As contribuições foram compartilhadas em plenária, encerrando o encontro com uma construção coletiva de ideias e caminhos para fortalecer as políticas públicas para mulheres em Nova Friburgo.

Duas propostas deliberadas

Como resultado concreto do encontro, duas propostas foram deliberadas pelas participantes no encerramento do evento, com foco no fortalecimento das ações em defesa dos direitos das mulheres no município: a criação de um Fórum de Diálogo Permanente de Mulheres, como espaço contínuo para discussão, escuta e construção coletiva de propostas; e a formação da Teia Municipal de Mulheres, uma rede articulada de lideranças femininas voltada à mobilização, planejamento e execução de ações em diferentes territórios.