Por:

Prefeituras convocam beneficiários do aluguel social para recadastramento

O recadastramento é uma medida obrigatória | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por Redação

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está convocando todos os beneficiários do Aluguel Social, que recebem pelo Município ou Governo do Estado, para efetuar o cadastramento 2025. A Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto também está promovendo a ação, através da Secretaria de Família, Ação Social, Cidadania e Habitação.

Em Terê a atualização de dados acontecerá de 5 de maio até 19 de setembro, de 10h às 17h, no Setor do Aluguel Social, que fica localizado no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Avenida Lúcio Meira, 375, sala 105. Já em São José, o período é entre 05 a 23 de maio, das 9h30 às 15h, de segunda a sexta-feira, na Rua Professora Maria Emília Esteves, nº 691, Centro (Paço Municipal), na Sala da Diretoria da SEFASCHA.

Recadastramento

O recadastramento do aluguel social é uma medida obrigatória para que os beneficiários não percam o direito ao auxílio e será feito apenas mediante a apresentação de toda a documentação exigida.

O benefício pode ser concedido a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoal, as situações podem estar atreladas com conflitos familiares ou comunitários, desemprego, insegurança alimentar. Para conseguir o auxílio, o indivíduo deve estar inscrito em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Teresópolis, Julieta Francis, reforça a importância do ato: "O recadastramento acontece anualmente e é uma forma de garantir que todos que estão recebendo o benefício atualmente realmente se encaixam no perfil de beneficiário, e por isso é muito importante que as pessoas realizem o recadastramento. Sabemos que a documentação é extensa e, por isso, este ano estamos dando um prazo maior para essa ação, para que o beneficiário possa fazer essa atualização com mais calma. Ainda assim, recomendamos que não deixem para a última hora", declarou a secretária.

O que levar para o ato

Os beneficiários devem levar originais e cópias dos seguintes documentos de todo o grupo familiar:

Carteira de trabalho (foto, qualificação civil e contrato de trabalho); Título de eleitor; RG; CPF; Certidão de nascimento ou casamento; Cadastro Único atualizado demonstrando o núcleo familiar; comprovante de renda; demonstrativo de pagamento do último mês para aposentados e pensionistas; comprovante de residência atual no nome do beneficiário, integrante do grupo familiar que resida no imóvel ou do locador; contrato de aluguel vigente com firma reconhecida ou RG e CPF do proprietário do imóvel; recibo de pagamento de aluguel dos últimos 3 meses; comprovante de titularidade do imóvel interditado; comprovante de conta bancária da Caixa Econômica Federal.