Foi realizada nesta quarta-feira (5), no Teatro Municipal de Teresópolis, a primeira reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema). Em pauta, a apresentação do novo secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia, e de sua equipe, além das conquistas obtidas pela secretaria durante o primeiro mês de gestão.
Durante o encontro, foi feito um panorama dos avanços já alcançados e das metas a serem atingidas. Foram discutidas iniciativas e projetos, como o programa 'Teresópolis Sustentável', com a meta de transformar a cidade em um modelo de preservação e sustentabilidade, o programa estadual 'Limpa Rio', que segue com a limpeza e o desassoreamento de rios e galerias nas áreas urbanas e rurais do município. Também foi mencionado o 'Limpa Rio Margens', que contempla a revitalização de equipamentos às margens dos rios, como as praças Juscelino Kubitschek, ao lado da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e a Praça Ilha do Caxangá, no Caxangá.
Outro ponto abordado foi a questão do licenciamento, onde a SMMA tinha em aberto um passivo de quase 250 processos pendentes de análise. Foi feito um diagnóstico e, atualmente, não há mais processos em aberto. Além disso, foi pontuado sobre a questão do 'lixão' do Fischer, ressaltando que a secretaria segue trabalhando para receber a verba de R$ 5 milhões em recursos destinados pelo Governo do Estado para a remediação do local.
"Essa é uma reunião de extrema importância para promover um diálogo construtivo entre o poder público e a sociedade civil na elaboração de políticas públicas. Aqui apresentamos um balanço das ações que vêm sendo realizadas, além de outras pautas pertinentes à nossa área", destacou o secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia.