Por: POR REDAÇÃO

Terê é premiada por ações contra à violência

Por Redação 

A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) Teresópolis foi premiada na última quinta-feira (16), na "II Mostra de Práticas Exitosas do RJ no âmbito do PSE", realizada pela Secretaria de Educação e de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. A conquista veio através do desenvolvimento das ações de "Enfrentamento à Violência contra a Mulher". O projeto em destaque, é executado pela Secretaria Municipal de Saúde, e teve início em março de 2023, devido às estatísticas de violência contra a mulher no município. Com o levantamento, o órgão identificou a necessidade de desenvolver ações de enfrentamento e conscientização sobre o tema.

O projeto acontece em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e atua com alunos do quarto ao sexto ano da rede municipal de ensino, realizando uma atividade de conscientização junto aos profissionais, pais e responsáveis, apresentado para os mesmos o Programa Saúde na Escola, o Conselho da Mulher, a Lei Maria da Penha e os núcleos de ajuda à mulher disponíveis no Município.

Auxílio às vítimas de violência

O município apresenta também,  políticas de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Dentro dessa instância, a prefeitura oferece a concessão do auxílio aluguel para as que se enquadram no quadro. A lei 3.842 foi criada em 2019, regulamentada pelo decreto municipal 5.247/2020, e sancionada pelo ex-prefeito Vinicius Claussen. Até 2024 cerca de 70 mulheres estavam incluídas no programa.

Outro programa que recebe os casos é o Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), que fica instalado no PSF do bairro do Meudon. A unidade acolhe, de forma reservada, às mulheres em situação de vulnerabilidade física, psicológica e patrimonial.