Por: Vinicius Fernandes

Expobio Petrópolis 2025

A Expobio que nesta primeira edição contou com a visitação de mais de 2500 pessoas, ocorreu no Parque Cremerie, na semana que se comemora o dia internacional do meio ambiente (5 de junho).

A exposição foi idealizada pela cidadã petropolitana, bióloga e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz Dra. Jane Costa, sendo sua realização fruto da parceria entre o Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Petrópolis.

O evento vem enfatizar o compromisso de diferentes esferas da administração pública da cidade com a saúde, o meio ambiente e com a sustentabilidade para preservação da biodiversidade, aproximando a educação ambiental e científica da população petropolitana que se mostrou muito entusiasmada e feliz com as exposições apresentadas. Esta iniciativa propiciou uma convergência de atribuições e a discussão de ações voltadas para a preservação do ambiente e da saúde.

Várias atividades e palestras educativas foram realizadas durante os dois dias de evento.

A abertura da Expobio Petrópolis contou com a presença do prefeito Hingo Hammes e várias outras autoridades, incluindo a diretoria do Instituto Oswaldo Cruz, representada pelo Dr. Paulo Vasconcellos.

Em todas as falas das autoridades na abertura do evento era comum o entusiasmo enaltecendo a importância da iniciativa, dos temas apresentados nos stands e das atividades lúdicas e educativas para crianças e adultos.

Petrópolis, sendo uma cidade histórica com valioso patrimônio arquitetônico tem também o privilégio de ter sido fundada em meio a exuberância do verde da Mata Atlântica, o que demanda muita responsabilidade e ações de desenvolvimento sustentável, valorizando a biodiversidade.

Esta iniciativa era uma demanda de nossa cidade e as parcerias implementadas permitirão que a cidade de Petrópolis continue cada vez mais conectada com a saúde e a educação ambiental incentivando e propiciando cada vez mais a cidadania em prol da qualidade de vida.