A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nesta sexta e sábado (13 e 14/06), reunindo mais de 250 pessoas. O evento, organizado pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), terminou com 20 propostas aprovadas e também definiu as entidades que serão representantes de Petrópolis na Conferência Estadual.
Entre as propostas, 10 são direcionadas ao município, cinco para o Governo do Estado e cinco para União. As discussões foram realizadas no segundo dia da Conferência. "A participação popular efetiva foi valiosa para que a gente consiga construir, dentro de uma união entre o Poder Público e a sociedade civil, as ações para cuidar da forma mais adequada de quem precisa", disse o prefeito Hingo Hammes.
A secretária de Assistência Social, Adriana Kreischer, reforçou que as ideias apontadas durante a Conferência vão auxiliar na construção de políticas públicas. "A importância de fazer a Conferência é a gente poder concretizar as mudanças, é ver que o que a gente estudou e debateu aqui dentro pode ser realizado no sentido de dar para a população em situação de vulnerabilidade uma qualidade de vida melhor", afirmou.
Para o presidente do CMAS, Marcos Vinicius Marques Paim, o principal protagonista da Conferência foi a população. "A Conferência é um espaço diverso, pensado para privilegiar a participação popular, com a participação do Governo Municipal, e através dessa interação entre diversos segmentos, pessoas e principalmente os usuários que utilizam os equipamentos de assistência social, a gente tem diálogo para melhorar a assistência social na nossa cidade, nosso estado e nosso país", falou.
O primeiro dia do evento contou ainda com uma palestra ministrada pela assistente social, professora e doutora em Política Social pela UFF, Heloisa Helena Mesquita Maciel, que abordou o tema central da Conferência: "20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência". "É importante ouvir a população e eu espero que as reflexões que vamos trazer ajude as pessoas a pensar e contribuir para melhorias", comentou.
No encerramento, foi realizada a eleição dos delegados que vão representar Petrópolis na Conferência Estadual de Assistência Social, que vai acontecer no segundo semestre. Seis entidades que atuam na área foram escolhidas: Sociedade Ademir Damaceno para Infância e Adolescência Sadias (ONG Sadias), Instituto Alliance, Comunidade Jesus Menino, Associação Oficina de Jesus, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação Franciscana de Solidariedade (Sefras). Elas vão acompanhar outros seis representantes que serão indicados pela Prefeitura.