Com a queda brusca de temperatura, um dos grandes desafios das prefeituras é proteger do frio pessoas em situação de rua. Em Petrópolis, uma das medidas tomadas nesta última semana, foi a de ampliar o número de vagas no abrigo público com a ajuda de tendas. Cerca de 150 pessoas estão em situação de rua na cidade, segundo levantamento realizado no último mês.
As tendas foram montadas no Núcleo de Integração Social (NIS), no Bairro Alto da Serra, e novas 33 vagas foram abertas para o acolhimento, segundo a Secretaria de Assistência Social do município, sendo 69 pessoas já ocupando o espaço.
O núcleo recebe as pessoas entre 20h e 08h e oferece o jantar. Segundo a prefeitura, pela manhã, os acolhidos são encaminhados para o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), onde também recebem alimentação e podem tomar banho.
De acordo com os dados da Secretaria de Assistência Social, o Centro Pop fez 905 atendimentos entre janeiro e maio deste ano. Neste período, o mês com mais atendimentos foi maio (225), quando a cidade começou a registrar mais dias com temperaturas baixas. Só no mês passado, 152 indivíduos receberam algum tipo de atendimento. "Vale ressaltar que a mesma pessoa pode procurar o Centro Pop mais de uma vez", destacou a prefeitura por meio de nota. "O nosso trabalho para atendimento das pessoas em situação de rua envolve as abordagens sociais, que são realizadas frequentemente e nos mais diversos locais da cidade para oferecer acolhimento, e o acolhimento efetivamente no Centro Pop e no NIS. No Centro Pop, as pessoas podem tomar banho, se alimentar e receber atendimento psicossocial. Já no NIS elas podem jantar e passar a noite. Nesse momento em que há uma demanda ainda maior em função do frio, nós estamos intensificando a nossa atuação. Temos trabalhado em parceria com a Defesa Civil nas abordagens, inclusive fazendo entrega de agasalhos para quem precisa", explicou a secretária de Assistência Social de Petrópolis, Adriana Kreischer.