Por:

Petrópolis registra aumento dos casos de internações por gripe

Por Redação

Entre janeiro e junho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde já registrou 191 de internações por síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) na rede pública de Petrópolis, 100 a mais do que o mesmo período de 2024. O município contabilizou, até agora quatro óbitos. O aumento dos números de casos de gripe (influenza) vem sendo registrado em todo o Estado, e idosos e crianças são os mais afetados.

Segundo o Governo do Estado, a estimativa é de que as internações no início de junho já sejam o dobro da média histórica de 10 anos. Vem sendo verificado ainda um aumento de casos com necessidade de internações especialmente entre crianças de até 5 anos de idade.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), foram 1.243 internações no estado somente na primeira semana de junho. De acordo com a Secretaria Estadual, esse número é mais que o dobro do máximo esperado para o mesmo período nos últimos 10 anos.

O vírus sincicial respiratório é o mais identificado até agora, mas a Influenza A (subtipo H1N1) vem crescendo entre os idosos desde abril, sendo responsável pelo aumento de óbitos em idosos. Esse subtipo é considerado de maior risco para crianças, gestantes e pessoas acima de 60 anos.

Com o avanço do vírus da gripe (influenza), a estratégia dos órgãos de saúde é reforçar junto à população a importância da imunização. O estado informou que vem registrando uma baixa adesão à vacina da gripe entre os grupos prioritários, Apenas 21% do público prioritário foi vacinado até agora.

Em Petrópolis, até o último balanço da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 66.907 doses da vacina contra a gripe Influenza. Este ano, segundo o órgão, a vacina entrou para o calendário nacional de vacinação e ficará disponível nos 36 postos de vacinação até dezembro.

Atendimento

Para evitar a superlotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a prefeitura está direcionando os pacientes adultos com sintomas de gripe para cinco unidades básicas de Saúde (UBS): Quitandinha, Retiro, Alto Independência, Itaipava e Araras. De acordo com a prefeitura, os pacientes graves serão encaminhados para as unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Centro, Cascatinha e Itaipava.

Funcionamento

? Quitandinha (atendimento segunda, terça e quarta-feira - estendido até 20h)

Rua General Rondon, nº 400 e 490 - Telefone (24) 2246-9195

? Retiro (atendimento terça e quarta-feira)

Avenida Barão do Rio Branco (próximo ao Sacolão) - Telefone (24) 2231-6707

? Alto Independência (atendimento terça e quarta-feira - estendido até 20h)

Rua Ângelo João Brand, s/nº (em frente à Igreja Universal) - Telefone (24) 2243-8386

? Itaipava (atendimento segunda, terça e quinta-feira - estendido até 20h)

Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues, s/nº - Telefone: (24) 2291-1356

? Araras (atendimento segunda, terça e quinta-feira - estendido até 20h)

Estrada Bernardo Coutinho, nº 2256 - Telefone (24) 2225-1320