A Prefeitura decidiu ampliar, a partir desta segunda-feira (09), o atendimento de cinco unidades básicas de Saúde (UBS) para acolher pacientes adultos com sintomas de gripe. São as UBS Quitandinha, Retiro, Alto Independência, Itaipava e Araras. Algumas unidades tiveram o horário estendido e, em dias específicos, vão funcionar até 20h.
"Estamos reforçando o atendimento para a população, mas é importante reforçar que a forma mais eficaz para evitar a gripe é a vacina", comentou o prefeito Hingo Hammes.
Os pacientes mais graves serão encaminhados para as unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Centro, Cascatinha e Itaipava. As UBS serão um suporte para acolher apenas pacientes com sintomas leves de gripe. Atendimento pediátrico será oferecido apenas na unidade de Araras na terça-feira pela manhã. As unidades de Pronto Atendimento (UPAS) continuam oferecendo atendimento pediátrico.
A medida foi necessária diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG). Este ano, até o dia seis de junho, foram registrados 190 casos que necessitaram de internação na cidade. O número é mais que o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado, quando foram internados 89 pacientes.