Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Emissão de autorização não depende de vistoria prévia

Após uma reportagem do Correio Petropolitano referente às divergências apresentadas nos laudos do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e do GAP, solicitado pelo Ministério Público (MPRJ), a corporação informou que a autorização de funcionamento para o parque de diversões, segundo a atual legislação, não prevê vistoria técnica. A nota diz: "O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) esclarece que, de acordo com a legislação vigente, não há obrigatoriedade de vistoria prévia para emissão da autorização para este tipo de estrutura", o que reforça a necessidade de mais fiscalizações e mudança na legislação, para que novos acidentes não ocorram.

 

Pedido deve ser da administradora

A nota cita ainda: "O CBMERJ reforça que é responsabilidade do administrador de qualquer tipo de estabelecimento o contato com a Corporação para fins de regularização e adequação às normas de segurança contra. A veracidade das informações e conformidade das instalações é integralmente do responsável legal do imóvel e do responsável técnico à instalação, inspeção e manutenção dos equipamentos mecânicos". O tema precisa ser debatido com urgência, afinal as empresas não vão solicitar vistorias por conta própria.

Comissão de Transporte cobra apuração sobre incêndio

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara de Petrópolis, protocolou, na última sexta-feira (09), um ofício na 105ª Delegacia de Polícia cobrando a apuração sobre as causas do incêndio na garagem das empresas Petro Ita e Cascatinha. Há exatos dois anos, foram destruídos, o que representava 40% da frota em operação. No ofício, três questionamentos foram feitos à Polícia Civil: qual o atual estágio do inquérito instaurado e se houve arquivamento parcial; se há identificação formal dos suspeitos, autores ou partícipes; e quais medidas e diligências foram tomadas para assegurar a responsabilização penal dos envolvidos.

Semana Nacional dos Museus

A 23ª Semana Nacional dos Museus começa no dia 13 de maio e os museus de Petrópolis, administrados pela Prefeitura (a Casa de Santos Dumont e a Casa do Colono), estão com programação especial para celebração à cultura que acontece em todo o país. Na Casa de Santos Dumont, a programação começa no dia 13. Entre 18h30 e 20h, teremos uma noite de visitação aberta aos alunos do curso de Turismo. Um bate-papo com o Instituto Caminho da Roça. A entrada é gratuita.

Outras programações

No dia 14, a casa do Pai da Aviação recebe ainda os alunos do Centro Educacional Terra Santa, em uma visita guiada que acontece às 13h. Já no dia 18 (domingo), Dia Internacional dos Museus, das 10h às 17h, a visitação é gratuita para moradores da cidade, mediante a doação de um material de limpeza ou higiene. Já visitantes de outros municípios pagam R$ 5. A Casa de Santos Dumont funciona na Rua do Encanto, número 22, no Centro. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura em: www.petropolis.rj.gov.br