Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Banco de Sangue alerta para estoque crítico

Estoques estão 60% abaixo do ideal | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O GSH Banco de Sangue Santa Teresa está enfrentando uma situação crítica, com os estoques de sangue tipo O- 60% abaixo do ideal. Atualmente, o estoque é suficiente para atender a uma demanda de apenas 8 dias, enquanto uma margem mais segura seria de 20 dias. Nesse contexto, a instituição faz um apelo urgente à população para que doe sangue e ajude a reverter esse quadro preocupante. A falta desse hemocomponente essencial pode comprometer cirurgias e procedimentos de emergência. O sangue O negativo é conhecido como o 'doador universal', pois pode ser transfundido em pacientes de todos os tipos sanguíneos, para casos de emergência e que precisam de doação.

 

Situação preocupante

De acordo com a instituição, a situação se agravou devido ao acúmulo de feriados prolongados, que, historicamente, resultam em uma queda nas doações de sangue. Com a proximidade do feriado de 1º de maio, a preocupação é que os estoques fiquem ainda mais comprometidos. O GSH Banco de Sangue Santa Teresa convoca a população a comparecer à unidade e fazer a sua parte, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen. O funcionamento é da 7h às 18h, diariamente, inclusive aos finais de semana, inclusive aos domingos e feriados.

Petrópolis no programa Rio Inclusivo e Sustentável

Petrópolis e outras oito cidades integram o programa | Foto: Drone 14 Bis

O prefeito de Petrópolis Hingo Hammes e o secretário Bernardo Rossi participaram, esta semana, em Petrópolis, do lançamento do programa Rio Inclusivo e Sustentável. A iniciativa é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e tem o objetivo de construir planos de ação coletivos para mobilizar e engajar os municípios na construção de um Estado mais inclusivo e sustentável. Petrópolis será a cidade piloto para a implantação do programa. Outros oito municípios também foram escolhidos.

Dia do Montanhismo

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nesta terça-feira (29) o projeto de lei que institui o "Dia do Montanhismo Petropolitano", a ser celebrado anualmente no dia 28 de junho. A data passa a integrar oficialmente o Calendário de Eventos do Município. A escolha desta data homenageia a fundação do Clube Excursionista de Petrópolis (CEP), criado em 1931. O CEP foi a segunda agremiação de montanhismo do Brasil, sendo referência histórica para a prática da modalidade no país.

Curso gratuito

A Estação Jaqueira, abriu vagas para cursos gratuitos. Entre os projetos está a Escola Galpão, iniciativa dedicada à formação de novos artistas em um ambiente imersivo, cercado pela natureza. A proposta nasce da experiência acumulada por Nietta Monte, educadora com ampla trajetória voltada à formação de professores indígenas e à política educacional, que assina a direção da Estação. Ao seu lado, o artista plástico Carlos Feijó, com passagem pelo MAM-RJ e pelo carnaval carioca, responde pela curadoria das exposições e coordena o curso.