Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Serratec abre novas vagas para programa de imersão

Sede do Serratec, no Quitandinha | Foto: Thiago Alvarez

Até 5 de maio estão abertas as inscrições para a nova trilha do programa de Residência em TIC Serratec/Brisa STEM, uma parceria do Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana com a BRISA - Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, com apoio da SOFTEX - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, no âmbito dos Programas e Projetos Prioritários de Informática (PPI), e do Programa MCTI Futuro. O programa é gratuito e será dividido em duas fases, sendo 250 vagas na primeira e mais 50 vagas para a segunda.

 

Aluguel social

A Prefeitura de Petrópolis inicio o recadastramento de 488 famílias que recebem o Aluguel Social. O prazo começou nesta segunda-feira (28) e segue até o dia 11 de junho. Cada beneficiário deve ficar atento ao dia e horário de comparecimento. Os documentos devem ser apresentados no setor de Aluguel Social, na Rua Dom Pedro I, 199 - Centro. A lista com o dia e horário que cada beneficiário deve comparecer está no site da prefeitura. Essa é a segunda etapa do recadastramento.

Documentos necessários

São dois períodos por dia: manhã (entre 09h e 12h) e tarde (de 13h às 16h). Em cada período, oito beneficiários serão atendidos. São beneficiário que recebem Aluguel Social de até R$ 1 mil. É necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF e carteira de trabalho e/ou comprovante de renda, além do do contrato de locação do imóvel (original e cópia), entre outros. Vale Ressaltar que o beneficiário deve estar com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado para fazer o recadastramento.

Objetivo do programa

O Programa é destinado prioritariamente a moradores das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal ou que vivem em um raio de até 30km dos respectivos municípios. Há cotas para pessoas pretas e pardas, pessoas com diversidade funcional e e neuro diversas (PCDs), mulheres e pessoas acima de 45 anos. O objetivo é, com novos parceiros, oferecer mais alternativas e oportunidades para quem quer ingressar no promissor mercado de tecnologia, apoiando o surgimento e desenvolvimento de novos profissionais.

Prioridade de matrícula para filhos de idosos e deficientes

Contempla profissionais das disciplinas de matemática, português e educação física | Foto: Leandra Lima/CM

Foi sancionada a Lei nº 9.016/25, que garante à criança e ao adolescente em que pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou com idade igual ou superior a 60 anos a prioridade de vaga em unidade da rede pública municipal de ensino mais próxima de sua residência. O objetivo da medida é garantir maior acessibilidade à educação para aqueles que enfrentam desafios relacionados ao deslocamento ou à inclusão, buscando, assim, minimizar dificuldades enfrentadas por essas famílias. Para garantir o direito, os responsáveis deverão solicitar a prioridade na Secretaria de Educação ou diretamente na unidade escolar.