Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Foi só elogiar... que as farpas começaram

PL foi aprovado em sessão nesta terça-feira | Foto: Marcos Oliveira - Agência Senado

Após a Câmara Municipal aprovar um Projeto de Lei (PL) do vereador Gil Magno (PSB), que derrubou uma lei de autoria de Gilda Beatriz (PP), e retomou a cobrança de sacolas plásticas em mercados, a secretária foi as redes sociais e se pronunciou contra a medida. Segundo Gilda, "fiquei surpresa, afinal, essa lei, que conquistamos com tanto esforço há quase quatro anos, foi uma vitória para todos nós", comentou pelo seu perfil no Instagram. A questão também gerou reclamações por parte dos petropolitanos pelo retorno da cobrança.
O PL será encaminhado para sanção ou veto. Gilda Beatriz informou que pedirá apoio ao prefeito Hingo Hammes (PP), para vetar o projeto.

 

Vereadores que apoiaram o PL

Os vereadores que votaram a favor do projeto, ou seja, a fvor da cobrça: Gil Magno (PSB) autor do PL; Dudu (União); Junior Coruja (PSD); Júlia Casamasso (PSOL); Lívia Miranda (PCdoB); Wesley Barreto (PRD); Thiago Leite Guel (PSD); e Léo França (PSB). Os parlamentares que votaram contra foram: Carlos Alberto (MDB), Dr. Aloisio Barbosa (PP), Henrique Laranja (PP) e Thiago Damasceno (PSDB). Os vereadores Octávio Sampaio (PL), Júnior Paixão (PSDB) e Marquinhos Almeida (PP), não votaram. A prefeitura ainda não se pronunciou.

Últimos dias para garantir desconto no pagamento

Os prestadores de serviços de Petrópolis têm até o dia 28 de fevereiro para quitar o ISS Fixo 2025 com 12% de desconto na cota única. Para quem optar pelo parcelamento, a primeira parcela também vence nesta data, com a possibilidade de dividir o valor em até 11 vezes.

Os boletos já estão disponíveis no portal do ISS e no atendimento da Secretaria de Fazenda. O pagamento dentro do prazo garante mais tranquilidade e evita pendências futuras. A prefeitura reforça que os canais digitais estão disponíveis para consultas e emissão de boletos, evitando filas e proporcionando mais comodidade aos contribuintes petropolitanos.

Permanência do Vestibular Social

A manutenção do programa Vestibular Social, que oferece 200 bolsas integrais para alunos da rede municipal de ensino na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), foi debatida na sessão desta terça-feira (11) na Câmara Municipal. O parlamentar Thiago Damaceno demonstrou sua preocupação com o fato de não estar sendo oferecido, neste momento, processo seletivo para novas vagas; e defendeu que não haja interrupção do projeto. O Vestibular Social é custeado pelo município.

O que diz a prefeitura

Segundo o município, o tema ainda está sendo avaliado devido a divida deixada pela gestão passada. "visando garantir a permanência dos alunos já matriculados nos cursos da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), precisou assumir uma divida de mais de R$ 1 milhão do governo anterior com a Universidade, fato este que impossibilitou a abertura de novas vagas para o programa no primeiro semestre. A atual gestão segue reavaliando o planejamento financeiro para assegurar a continuidade das iniciativas voltadas à educação".