Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Justiça mantém diplomação do PL em Petrópolis

Octávio Sampaio foi o único eleito pelo partido | Foto: Divulgação/Ascom CMP

O juiz da 29ª Zona Eleitoral de Petrópolis, Ronald Pietre, considerou improcedente a ação do Ministério Público Eleitoral, que pedia a cassação dos mandatos do vereador Octávio Sampaio (PL) e dos suplentes do Partido Liberal, por fraudes em cotas femininas e negras durante o pleito de 2024. A denúncia chegou ao MPRJ no dia 23/09/2024, pouco antes do 1º turno. Na decisão, o juiz alegou que o cálculo das cotas é feito em âmbito nacional. "... não há como a Justiça Eleitoral inferir a desobediência aos percentuais estabelecidos para o repasse às candidaturas femininas e de pessoas negras, especialmente porque a previsão é de que o cálculo se dará em âmbito nacional e as prestações de contas não foram totalmente julgadas".

 

Valores distribuídos

A denúncia ao MPRJ foi encaminha por um Márcio Arruda, um dos candidatos a vereador pelo próprio PL e que não recebeu recursos. De acordo com as informações no portal do Tribunal Superior Eleitoral, das 16 candidaturas, Octávio Sampaio, Marcelo Lessa e Marcelo Ramos, foram os candidatos que mais receberam verba para as campanhas eleitorais. Somando os três candidatos, os valores disponibilizados superam os R$940 mil. Apesar do alto valor investido nos apenas Octávio Sampaio assumiu um cargo no legislativo petropolitano.

1ª reunião da Serra Verde Imperial é realizada

A organização envolve tanto o poder público quanto os atores privados | Foto: John Martins

A Serra Verde Imperial - Instância de Governança Regional (IGR) formada por cinco municípios: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu - realizou esta semana sua 1ª reunião do ano. Com o objetivo de promover ações conjuntas para alavancar o turismo da região, o encontro aconteceu em Friburgo e reuniu os secretários das cidades participantes. Entre as deliberações do IGR, está a participação conjunta em feiras do setor, onde os cinco municípios utilizarão um único estande para promover seus atrativos. A IGR é uma organização que envolve o poder público e os atores privados dos municípios.

 

Combate à dengue em Petrópolis

Agentes de Combate às Endemias (ACE) e da Defesa Civil estiveram nesta quinta-feira (6) em pelo menos três pontos da cidade de Petrópolis para orientar a população sobre a importância de combater os criadouros do mosquito da dengue.

Eles distribuíram panfletos com orientações para a população na rodoviária do Bingen, no Terminal de Integração do Itamarati e no calçadão do Cenip, no Centro da cidade. Os agentes seguem ainda com visitas domiciliares para identificar novos focos. Em janeiro foram visitados 56.188 domicílios.

Registros até o momento

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado no início de janeiro, apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,52%, considerado satisfatório, já que o Ministério da Saúde preconiza índice inferior a 1% como baixo risco de infestação do mosquito. Durante o levantamento, os agentes identificaram 41 imóveis com focos positivos e 58 depósitos com larvas do Aedes aegypti. Os depósitos predominantes identificados foram vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros para animais.