Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Hortomercado de Itaipava ganha ponto de coleta seletiva

Ponto conta com caçamba exclusiva para vidro | Foto: Divulgação

Neste sábado (1), o Hortomercado Municipal, em Itaipava, recebeu um novo ponto de entrega voluntária de coleta seletiva (PEV), instalado pela iniciativa privada. Dessa vez, o projeto contou com uma novidade importante: a parceria com a Ambipar Environment, que disponibilizou uma caçamba exclusiva para o descarte de vidro. Esse tipo de resíduo é um dos mais difíceis de se degradar no meio ambiente, sendo o que leva mais tempo para ser totalmente absorvido pela natureza, podendo levar até um milhão de anos para desaparecer. O projeto é idealizado pela Opensat Soluções, com apoio da CRAS Madeira. Este é o quarto ponto de coleta seletiva instalado pela iniciativa privada no município.

 

Importância das ações

César Magno, gestor da Opensat e embaixador do projeto Lixo Zero em Petrópolis, destaca que o crescimento da iniciativa é essencial para consolidar a coleta seletiva como um hábito no município. "Com o apoio da Ambipar e da COMDEP, a Opensat, em parceria com a CRAS Madeira, consegue estruturar ainda melhor o projeto e oferecer soluções cada vez mais eficazes para o descarte correto dos resíduos. Nosso objetivo é continuar expandindo e tornando Petrópolis uma referência em sustentabilidade", afirma.

Projeto conta com a parceria da Prefeitura de Petrópolis

Iniciativa já conta com quatro pontos na cidade | Foto: Divulgação

Neste ano de 2025, o projeto passou a contar, ainda, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, inicialmente por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), se estendendo a outras secretarias. A inauguração deste sábado contou com a presença do Vice-prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Albano Baninho, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui, que reforçaram a importância de parcerias como essa para a sustentabilidade do município. O novo ponto de coleta seletiva no Hortomercado de Itaipava já está em funcionamento e pronto para receber materiais recicláveis.

 

LNCC divulga chamada pública

A Incubadora do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI) divulga a primeira chamada pública no ano de 2025 para a inscrição de novos empreendimentos inovadores. As vagas são para projetos que demonstrem potencial inovador, viabilidade técnica e mercadológica e que possuam afinidade com a pesquisa desenvolvida no LNCC. O prazo para recebimento de propostas segue até o dia 06 de março.

Áreas de interesse

Dentre as áreas de interesse para incubação de projetos estão automação, IA, bioinformática, computação, eletroeletrônica, engenharias, meio ambiente, meteorologia, telecomunicações, tecnologia da informação, entre outras. O resultado final está previsto para o dia 22 de abril. As startups selecionadas poderão utilizar as instalações e serviços da Incubadora por um prazo de quatro anos. Os empreendedores também terão à disposição uma sala de uso privativo, salas de reunião, auditório, além de serviços de assessoria, entre outros.